Início Publicações Aspirantes salesianos participam da 1ª Convivência do ano de 2022

Aspirantes salesianos participam da 1ª Convivência do ano de 2022

70
0

Entre os dias 8 e 13 de maio, 12 aspirantes estiveram reunidos na Casa de Retiro do Instituto São Vicente, em Campo Grande (MS), para a 1ª Convivência deste ano de 2022. Durante todo o ano de 2022, os rapazes se reunirão para momentos de oração, convivência fraterna, e estudo catequético. Além disso, recebem a direção espiritual e humana, que faz parte do processo de discernimento vocacional.

No encontro, os aspirantes participam de formações sobre a fé e doutrina católica, subsidiados pelo Youcat, Catecismo da Igreja Católica desenvolvido com linguagem destinada aos jovens.

Na terça-feira, 10/05, o Inspetor, Padre Ricardo Carlos presidiu a Santa Missa na Capela da Casa de Retiro. Na ocasião, fez uma profunda reflexão sobre a continuação do capítulo 10 do Evangelho de São João, que foi lido durante toda esta semana do calendário litúrgico.

Os rapazes também tiveram a oportunidade de receber uma Oficina de Comunicação ministrada pelo Delegado Inspetorial para Comunicação, Euclides Brites, com apoio da assistente de Comunicação da Inspetoria, Gabriela Vilela.

As convivências de aspirantes também são marcadas por uma programação interativa, com tarde de jogos e lazer. Assim foi o terceiro dia de encontro, com futebol de salão e voleibol.

Estes dias passados aqui são uma parte importante nesta caminhada de amadurecimento vocacional. Os aspirantes refletem sobre o chamado de Deus, estudam o catecismo da Igreja Católica e convivem como família, fazendo uma experiência da vida comunitária, que é parte importante na vida religiosa consagrada, seja como padre ou como salesiano irmão”, declarou o Delegado Inspetorial para Pastoral Juvenil Vocacional, Padre Wagner Luis Galvão, que é o responsável pelo acompanhamento dos rapazes em período de aspirantado.

Na festividade de hoje em honra ao título de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, P. Wagner Galvão destaca que o amor materno de Maria conduz estes jovens no caminho vocacional. “Hoje, na festa de Nossa Senhora de Fátima, nós lembramos que é Nossa Senhora quem tudo fez e tudo faz para a Família Salesiana, assim como ensinou Dom Bosco. Ela é a Mãe e Mestra que toma pela mão cada um desses jovens vocacionados e apresenta a eles seu filho Jesus Cristo, assim como fez com Joãozinho Bosco, no sonho dos nove anos”, finaliza.

Após o término dos cinco dias de encontro, os aspirantes retornam às presenças para onde foram designados e dão continuidade à experiência de trabalho pastoral e conhecimento do cotidiano da vida salesiana.