Início Instituição de Ensino Superior Acadêmicos do Unisalesiano de Araçatuba (SP) realizam experiência missionária em Meruri

Acadêmicos do Unisalesiano de Araçatuba (SP) realizam experiência missionária em Meruri

98
0
Estudantes do Unisalesiano Araçatuba fazem experiência Missionária em Meruri. Foto: MSMT

Vinte jovens acadêmicos do Unisalesiano de Araçatuba, acompanhados por sete educadores e pelo Padre Paulo Jácomo, pró-reitor de Pastoral, chegaram à presença missionária salesiana de Meruri na última segunda-feira (03/07), à noite. A iniciativa faz parte de um projeto da pastoral da Instituição de Ensino Superior e tem como objetivo proporcionar aos jovens uma experiência missionária enriquecedora.

Durante a visita, o Padre João Bosco Maciel, secretário inspetorial, apresentou a história da Missão Salesiana de Meruri e o processo de reconhecimento de martírio dos Servos de Deus, Padre Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo. Os jovens demonstraram grande interesse e participaram atentamente das explicações.

No dia seguinte, terça-feira, os acadêmicos visitaram o túmulo dos Servos de Deus, acompanhados pelo Padre João Bosco, que compartilhou um pouco mais da história do martírio ocorrido no pátio da Missão de Meruri. Foi um momento de reflexão e aprendizado sobre a importância da fé e do compromisso missionário.

Ainda na terça-feira, durante a tarde, os jovens conduziram o Oratório festivo São Domingos Sávio, uma atividade tradicional da presença missionária Salesiana, que foi realizada às 14h. Além disso, eles tiveram a oportunidade de fazer pinturas faciais típicas do povo Boe-bororo, imergindo-se na cultura local. Também foram realizadas atividades esportivas em conjunto com os jovens da região. Ao final do oratório, todos tiveram a oportunidade de dançar a dança ‘Jure’, junto com os membros da comunidade Boe Bororo, fortalecendo os laços de amizade e união.

Na quarta-feira, bem cedo, às 5h30 da manhã, os jovens subiram ao morro do Sagrado Coração de Jesus, onde o Padre Paulo Jácomo, sdb, celebrou a Eucaristia e entregou um crucifixo a cada um deles, como símbolo do compromisso missionário assumido durante a experiência em Meruri. Foi um momento emocionante e de renovação da fé para todos os presentes.

Essa iniciativa do Unisalesiano de Araçatuba mostra o comprometimento da instituição em proporcionar aos seus acadêmicos experiências que vão além das salas de aula, promovendo a formação integral e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. A visita à Missão Salesiana de Meruri certamente ficará marcada na vida desses jovens, que tiveram a oportunidade de vivenciar de perto a história, a cultura e a fé dessa comunidade missionária.