Início Instituição de Ensino Superior Acadêmicos da UCDB celebram cultura indígena com exposição, palestra e apresentações culturais

Acadêmicos da UCDB celebram cultura indígena com exposição, palestra e apresentações culturais

1022
0
Acadêmicos indígenas apresentam danças tradicionais na UCDB. Foto: Divulgação UCDB

Acadêmicos indígenas da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) organizaram, na segunda-feira (29/04), uma série de atividades em celebração ao mês de abril, dedicado aos povos indígenas. Com apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisa das Populações Indígenas (NEPPI), o evento contou com exposição de artesanato, palestra e apresentações culturais dos povos Terena e Kadiwéu.

Para os acadêmicos envolvidos, como Bryan Dias, do curso de Direito da UCDB, a iniciativa teve uma significativa importância na valorização da comunidade acadêmica indígena. “Nós, acadêmicos indígenas, realizamos em conjunto com a universidade este evento para celebrar o Dia dos Povos Indígenas, em 19 de abril, mostrando que estamos presentes em todas as esferas, seja na universidade, no mercado de trabalho ou no poder público”, destacou o terena.

Durante a tarde, os participantes puderam assistir a uma palestra com o tema “Identidade indígena e a importância da valorização da cultura dentro da universidade”, com o professor terena Dr. Antonio Carlos Seizer, frei Klenner Antonio e pela professora do curso de Direito, Maria Teresa Casadei, que leciona a disciplina de Direito Constitucional.

No período noturno, os acadêmicos indígenas apresentaram suas danças tradicionais no saguão do bloco B, durante o intervalo, com o suporte da área de Cultura e Arte da UCDB. Os acadêmicos realizaram Três danças: uma pelos homens, outra pelas mulheres e uma dança cultural kadiwéu.

Com informações: Assessoria UCDB