Início Comunicação Social Rota Juvenil Salesiana leva os jovens a uma trilha de intensa espiritualidade...

Rota Juvenil Salesiana leva os jovens a uma trilha de intensa espiritualidade em meio à ecologia e a novas culturas

59
0

O projeto é voltado aos jovens e membros da Família Salesiana que querem viver uma experiência de fé e alegria por meio do contato com a natureza e com os povos Xavante e Bororo.

A Missão Salesiana de Mato Grosso, por meio da Pastoral Juvenil Salesiana, está recebendo as inscrições de grupos interessados em trilhar a Rota Juvenil Salesiana – uma visita guiada que levará os jovens e a Família Salesiana a uma intensa experiência de alegria e espiritualidade e a ter um contato direto com a natureza e com a cultura dos povos Xavante e Bororo de Mato Grosso.

“Esse é um convite que vem de encontro aos pedidos do Papa Francisco, que chama os cristãos ao trabalho no cuidado com a natureza e com as populações que nela habitam”, explicou o responsável pelo projeto, Pe. Wagner Luis Galvão, sdb.

Os interessados poderão escolher uma das quatro opções de roteiro, no qual trilharão o caminho dos primeiros missionários salesianos que chegaram a Mato Grosso há 124 anos e que, com suor e sangue, colaboraram para a construção de um vasto movimento em favor da juventude. Entre eles, destacam-se os padres José Thannuber, João Fuchs, Pedro Sacilotti, Rodolfo Lunkenbein e o indígena Simão Bororo. Clique abaixo e conheça a história desses mártires.

Pe. Wagner afirma que o objetivo é fazer com que os participantes caminhem como irmãos e irmãs, discípulos e missionários na Igreja. “Caminhar como os discípulos de Emaús, que partilham os desafios e as esperanças da nossa vida e da nossa realidade”, ressaltou.

É uma experiência única de contato com a natureza, de fraternidade, comunhão e de vivência do evangelho.

Roteiros

A Rota Juvenil possui quatro opções de roteiro, divididos pelas cores vermelho, azul, amarelo e verde. Entenda cada uma delas:

Rota Vermelha (Meruri, Sangradouro e Poxoréu) – em três dias, os visitantes se aproximarão da natureza e da cultura do povo Bororo, da história do martírio do Pe. Rodolfo e Simão Bororo e do Salesiano Cooperador Attilio Giordani. Eles passarão pelas aldeias Meruri (Bororo) e Sangradouro (Xavantes) e pelo Centro Juvenil São João Batista – entidade social que beneficia mais de 300 crianças e adolescentes de Poxoréu por meio de atividades extracurriculares. Clique aqui para ver o roteiro completo.

Rota Azul (Cuiabá, Meruri, Sangradouro e Poxoréu) – essa é uma proposta para uma visita de quatro dias, iniciando em Cuiabá, o berço da chegada dos Salesianos na região de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e caminhando pela cultura dos Bororos de Meruri e dos Xavantes de Sangradouro. Nessa opção, o passeio também é encerrado no Centro Juvenil São João Batista, em Poxoréu. Clique aqui para ver o roteiro completo.

Rota Amarela (Barra do Garças, Meruri, Sangradouro, Poxoréu) – essa trilha de quatro dias inicia-se em Barra do Garças e levará os participantes a conhecer os primeiros mártires da história da Missão Salesiana de Mato Grosso. No roteiro estão as regiões de Araguaiana, Tachos (Meruri), Sangradouro e Poxoréu. Clique aqui para ver o roteiro completo.

Rota Verde (Campo Grande) – é direcionada à contemplação dos pontos históricos e significativos de Campo Grande, sede da Missão Salesiana de Mato Grosso, que mantém intacto o ambiente onde se hospedou o Papa João Paulo II, hoje santo, em sua visita realizada à cidade em 1991. Clique aqui para ver o roteiro completo.

Inscrições

Para participar da Rota Juvenil Salesiana, o grupo deve enviar a solicitação de reserva da data desejada (verificar abaixo as datas disponíveis). O agendamento deve ser feito pelo email rotajuvenil@missaosalesiana.org.br. É importante que o grupo escolha um coordenador e um salesiano responsável pelo acompanhamento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-6452.