Início Rota Juvenil Salesiana P. João Fuchs e P. Pedro Sacilotti

P. João Fuchs e P. Pedro Sacilotti

133
1
Pe. Fuchs, Pe. Sacilotti e índios carajás.

Padre João Fuchs nasceu no Cantão de Lucerna, na Suíça Alemã, em 1880, e pouco se sabe de sua infância, a não ser um sentimento católico grande na família. Em 1901, fez o noviciado em Lombriasco, Itália, vindo para Mato Grosso trabalhar em colégios como professor de ciências físicas e naturais. Retornou à Itália para tratamento de saúde e volta como missionário outra vez em Mato Grosso.

Atendeu aos índios Bororo e a filhos de colonos na arte de ensinar, além da assistência religiosa aos garimpeiros. 

Padre Pedro Sacilotti nasceu em São Paulo, em 1898, brasileiro descendente de família italiana de Veneza, iniciou os estudos religiosos no Aspirantado de Lavrinhas e, após, foi enviado a Turim onde se ordenou padre em 1925.Tinham um grande ardor missionário, e uma vida dedicada ao próximo, vemos isso muito vivo na história de vida desses dois padres, ambos possuíam o mesmo sonho: aproximar os Xavante e convertê-los. Foram anos à procura desses índios e, por mais que os caminhos parecessem impossíveis, eles não perderam a fé. E em meio a essa missão em 1º de novembro de 1934, foram assassinados.

Foram enterrados à beira do rio das Mortes, a meio metro de distância onde foi levantada uma cruz, sinal de nossa redenção. Meses depois os restos mortais foram transportados para o cemitério de Araguaiana, e lá foi construída uma decorosa capela para lembrar aos fiéis os heroicos missionários.