Início Instituição de Ensino Superior Vigília da Misericórdia do UniSALESIANO oportuniza momentos de intimidade com Deus

Vigília da Misericórdia do UniSALESIANO oportuniza momentos de intimidade com Deus

49
0

A última passagem da Vigília foi guiada pelo Diretor-Geral do UniSALESIANO de Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, SDB

Um momento de intimidade com Deus, de agradecimentos, pedidos, reflexões. Quem participa da Vigília da Misericórdia do UniSALESIANO vive e sente, plenamente, a presença do Espírito Santo.

E dessa forma, a Pastoral Universitária da Instituição promoveu a 4ª edição da Vigília da Misericórdia, que teve como tema – “E ao me beijar, me acolheu num abraço de pai” (Lc15), na noite do dia 9 de abril.

Dezenas de fiéis participaram ativamente das três passagens: a Lectio Divina (Reflexão), promovida no auditório Papa Francisco, seguida da Procissão em volta da Instituição, e a Adoração Eucarística, no Centro de Convivência.

A Lectio Divina foi conduzida pelo Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Jácomo, SDB, de forma emocionante. “Nossa universidade é um ambiente não só onde os jovens recebem educação, mas, acima de tudo, onde eles podem fazer uma experiência de oração, de evangelização, para se tornarem profissionais cristãos”, disse.

Pe. Paulo citou da proximidade com a Semana Santa e a importância da conversão para a abertura da mente e do coração. “Falar da Vigília da Misericórdia é justamente se colocar dentro desse clima que vem nos acompanhando desde que iniciamos a quaresma, há 40 dias, onde fomos convidados à conversão”, explicou.

Durante a Lectio Divina, foi exposta, por meio de peça teatral e dança, a Parábola do Filho Pródigo, presente na Bíblia em Lucas 15,11-32. Conta a história de um pai, cujo filho mais novo pede sua parte na herança e sai de casa, para terras distantes, gastando tudo o que tem em pecados e perdições. Quando a herança acaba, o filho se vê perdido, com fome e desesperado. Então, decide voltar à casa do pai, que o recebe com muita festa, feliz pelo filho estar de volta.

“Esse desejo de voltar é o que nos anima, por isso o tema da nossa Vigília. Deus nos acolhe sempre, então, não precisamos ter vergonha de voltar para o pai. Não importa o que a gente fez, não importa os bens que a gente gastou. O pai nunca pediu, em nenhum momento, que o filho prestasse contas do que fez, mas a vontade de voltar para a casa foi suficiente para que o pai se alegrasse, fizesse festa e recebesse o filho com um beijo e um abraço”, refletiu Pe. Paulo.

Em seguida, os participantes acompanharam as imagens de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos, por meio de uma procissão, com orações e cantos, até o Centro de Convivência, onde aconteceu a adoração de Cristo.

A última passagem da Vigília foi guiada pelo Diretor-Geral do UniSALESIANO de Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, SDB. O ápice do evento católico reuniu os fiéis em volta da fonte, que foi decorada com velas envolvendo o altar, em forma de cruz. “Estamos, nesta noite, na presença de Jesus, que está diante de nós na Eucaristia. Creiam, confiem, esperem, tomem posse porque superabundou a graça de Deus”, refletiu Pe. Erondi.

Ao final do evento, houve comes e bebes. A Pastoral Universitária, por meio do Pró-Reitor, Pe. Paulo, agradeceu a participação de todos.

Monique Bueno

Jornalista – UniSALESIANO Araçatuba