Início Publicações Cidade Dom Bosco celebra 61 anos de fundação

Cidade Dom Bosco celebra 61 anos de fundação

80
0

A obra social Cidade Dom Bosco foi fundada há 61 anos atrás, na data de 03 de abril de 1961, em Corumbá (MS). Em comemoração à data especial, a Cidade Dom Bosco realizou dois dias de atividades com crianças, adolescentes, educadores e voluntários em todos os setores. No dia 1º de abril, os atendidos dos Programas Crianças e Adolescentes Felizes, Adoção a Distância e Adolescentes Aprendizes apresentaram dança, teatro, música, apresentação em Libras e circo, reforçando ainda mais o protagonismo jovem e a criatividade dos atendidos.

Já no dia 4, segunda-feira, as ações aconteceram na Escola Estadual Dom Bosco. Os jovens da Pastoral fizeram uma procissão com a bandeira da obra social, o barracão em miniatura, os quadros de Dom Bosco e Padre Ernesto Saksida e as dez palavras que definem o trabalho educativo-pastoral na casa salesiana. O professor, Fernando da Cruz, atual Diretor Administrativo da escola, agradeceu aos alunos por optarem pela instituição e destacou o trabalho que vem sendo realizado. O Diretor Geral da Cidade Dom Bosco, Padre Eduardo Moura, acompanhou o momento e concedeu a bênção final.

Há 13 anos, Padre Ernesto Saksida (1919 + 2013), disse que “essa obra é um sinal que eu vou deixar, mas não algo material, e sim, um sinal que fala do amor. Um sinal que vai dizer a todos que aqui tudo foi fruto do amor. Que aqui se viveu e se morreu com amor ao próximo”.

Hoje, este mesmo legado, continua vivo nos corações dos educadores, educandos e ex-alunos, através dos projetos realizados. Se chama “Cidade Dom Bosco” (CDB) por ser um grande complexo educacional, social e religioso, dividido em Ação Social, que atende aproximadamente 500 pessoas, entre crianças, adolescentes e jovens; e no setor Escola, são 1.300 alunos matriculados e distribuídos nos três períodos. Além disso, conta com a União de Ex-Alunos da CDB e o Centro Padre Ernesto de Promoção Humana e Ambiental (CENPER), ambos fundado pelo próprio Padre Ernesto.

Romário Corrêa 

Setor de Comunicação – Cidade Dom Bosco de Corumbá (MS)