Início Instituição de Ensino Superior Universidade Católica Dom Bosco oferece atendimento de saúde mental a colaboradores de...

Universidade Católica Dom Bosco oferece atendimento de saúde mental a colaboradores de 11 instituições em Mato Grosso do Sul

Projeto coordenado por professora Dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães completa 10 anos de apoio à saúde emocional dos trabalhadores

32
0
Equipe de Psicólogos da UCDB. Foto: Divulgação

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) tem se destacado na área da saúde mental ao oferecer atendimento especializado a colaboradores de 11 instituições em Mato Grosso do Sul. O projeto, que já está em funcionamento há uma década, é resultado do trabalho conjunto de acadêmicos de graduação e pós-graduação, e tem como objetivo promover o bem-estar emocional dos profissionais vinculados à PRF, Bombeiros, Batalhão de Trânsito, Bope, Sejusp, TRT-24ª Região, Fórum, JFMS, MPMS, Presídio semiaberto feminino e Santa Casa.

A iniciativa, coordenada e supervisionada pela professora Dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães, integra o estágio em Psicologia da Saúde Ocupacional, cujo foco principal é a promoção, avaliação, diagnóstico e atendimento dos trabalhadores. Ao longo do tempo, o projeto tem se tornado cada vez mais relevante e tem se tornado uma importante contribuição tanto para os trabalhadores quanto para as empresas, ao promover a saúde mental e o bem-estar no ambiente profissional.

Com o apoio da universidade, os acadêmicos do 10º semestre do curso de Psicologia desempenham um papel essencial nesse trabalho. Eles prestam serviços voltados para a saúde mental dos colaboradores, seja por meio do plantão psicológico nas próprias instituições ou através do atendimento psicoterápico na Clínica-Escola UCDB. Essa vivência prática proporciona aos estudantes uma formação sólida e os prepara para atender às necessidades do mercado de trabalho na área de saúde mental.

A coordenadora do projeto, Dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães, ressalta a importância desse estágio em Psicologia da Saúde Ocupacional, que vem ao encontro de uma demanda crescente na sociedade por suporte emocional no ambiente profissional.  “O estágio em Psicologia da Saúde Ocupacional é centrado na promoção, avaliação, diagnóstico e atendimento dos trabalhadores. Atende a uma demanda que vem sendo constituída ao longo do tempo pela sociedade, e que hoje, mais do que sempre, é de extrema valia e contribui para trabalhadores e empresas saudáveis. Esse estágio tem formado psicólogos que têm sido absorvidos rapidamente pelo mercado de trabalho”, destaca a coordenadora do projeto.

Com uma década de atuação, o projeto da UCDB se firma como um exemplo de excelência em assistência à saúde mental, colocando a Universidade Católica em destaque na contribuição para o bem-estar dos trabalhadores e na formação de futuros profissionais da Psicologia. A ação reforça o compromisso da instituição com a comunidade e consolida a importância da área de saúde mental no contexto atual, sendo um valioso recurso para as instituições parceiras e seus colaboradores.

Com informações: Assessoria de Comunicação UCDB