Início Comunicação Social Um símbolo de união no empenho: a cruz do Voluntariado Missionário Salesiano

Um símbolo de união no empenho: a cruz do Voluntariado Missionário Salesiano

325
0

A Congregação Salesiana apresenta com orgulho a Cruz VMS, um passo significativo para promover a unidade e a dedicação dos Voluntários Missionários Salesianos (VMS). O emblema, imbuído da essência e dos valores da missão salesiana, foi lançado conjuntamente pelos Setores da Pastoral Juvenil e das Missões, e representará um poderoso símbolo de empenho entre os Voluntários.

As cruzes do VMS representam um símbolo unificador exclusivo dos VMS e encarnam sua inabalável dedicação ao serviço e à solidariedade. Conforme definido pela Congregação, o VMS representa o empenho voluntário assumido pelos jovens das comunidades salesianas, movidos pela Fé e inspirados pelos ensinamentos e espiritualidade de Dom Bosco.

O processo para garantir que a cruz representasse todos os aspectos importantes da VMS foi importante e significativo. A Equipe Consultiva do VMS realizou um concurso de design envolvendo as Inspetorias Salesianas; e o P. Jeff Miller SDB, da Austrália, venceu o concurso. Seu desenho serviu como base para a cruz atual, que foi desenvolvida seguindo as sugestões dos Conselhos para a PJ e Missões, visando harmonizar as características mais importantes do VMS de um modo muito simples.

Para garantir o significado da cruz, foram estabelecidos critérios específicos para seus destinatários. Eilos!

1. Voluntários com formação salesiana – Pessoas que realizaram uma formação completa voltada para a espiritualidade e a pedagogia salesiana.

2. Integração nas comunidades salesianas – Voluntários que residirão e trabalharão nas comunidades salesianas, ativamente engajados nos projetos educativos e pastorais promovidos pelos salesianos.

3. Compromisso com o serviço contínuo – Voluntários que se empenham por cumprir um período de serviço contínuo e ininterrupto, oferecendo o seu tempo de forma voluntária e gratuita.

4. Motivados pela Fé – Voluntários fundados na Fé, movidos pela ética missionária de Dom Bosco e animados pelo espírito do carisma salesiano.

O Comitê Consultivo VMS tornou mais acessível o processo para a obtenção das cruzes VMS, permitindo que os coordenadores solicitem as cruzes aos Setores para as Missões e para a PJ. As mesmas, que representam uma concretização tangível do compromisso partilhado pelos VMS, serão conservadas na sede central do Setor Missionário de Roma, localizado na Sede Central Salesiana.

A introdução da Cruz do VMS destaca o empenho constante da Congregação Salesiana em cultivar a unidade e a solidariedade entre os seus voluntários. Ao usá-la, os voluntários assumem o legado de Dom Bosco no serviço desinteressado aos jovens e a eles dedicado.

Para mais informações sobre a Cruz VMS, entrar em contato com a Comissão Consultiva VMS, através do e-mail: salesianvol@sdb.org.

Ao abraçar a Cruz VMS, os voluntários não somente se adornam de um símbolo externo mas também carregam em si a ética profunda da missão de Dom Bosco, perpetuando o seu legado de amor e serviço aos jovens; e responsabilizando-se por eles.

Com informações ANS.