Início Paróquias Santuário NS Auxiliadora e Paróquia São Gonçalo realizam o ‘Ofício de Trevas’...

Santuário NS Auxiliadora e Paróquia São Gonçalo realizam o ‘Ofício de Trevas’ em Cuiabá

199
0
Padre Danilo Guedes preside o 'Ofício de Trevas' no Santuário NS Auxiliadora em Cuiabá. Foto: PASCOM Santuário

O “Ofício de Trevas” é uma antiga e solene cerimônia da liturgia católica que acontece durante a Semana Santa, antes da celebração da Páscoa. A prática é uma ‘para-litúrgica’ e tem suas origens na tradição monástica e foi desenvolvida ao longo dos séculos como uma forma de meditação e contemplação sobre a Paixão de Cristo.

Na noite desta terça-feira (26/03) o pároco, P. Idenílson Lemes da Conceição presidiu o ofício na Igreja Matriz de São Gonçalo. Já no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, o diretor de Pastoral do Colégio São Gonçalo, P. Danilo Guedes, coordenou a para-liturgia, acompanhado pelos grupos de jovens da Pastoral da escola.

O “Ofício de Trevas” tem natureza sombria e penitencial, refletindo o luto e a escuridão associados à morte de Jesus Cristo. A cerimônia acontece tipicamente à noite ou nas primeiras horas da manhã contendo uma série de leituras das Escrituras, salmos, cânticos e orações, muitas vezes acompanhadas por gestos simbólicos, como o apagar gradual das velas em um candelabro central, deixando o ambiente na escuridão total.

A progressão das leituras e cânticos no “Ofício de Trevas” segue um padrão específico, geralmente enfocando a traição de Judas, o julgamento de Jesus, sua crucificação e morte, bem como a solidão e o sofrimento de Maria, mãe de Jesus. Essa sequência de eventos é projetada para levar os participantes a uma profunda reflexão sobre o significado da Paixão e Morte de Cristo e a sua própria relação com essa experiência espiritual.