Início Instituição de Ensino Superior UCDB ganha primeira doutora indígena da história do Programa Stricto Sensu em...

UCDB ganha primeira doutora indígena da história do Programa Stricto Sensu em Educação

4
0
Evelin Tatiane da Silva Pereira durante apresentação. Fonte: UCDB

A primeira mulher indígena a apresentar a tese de doutorado no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (PPGE-UCDB) é Evelin Tatiane da Silva Pereira, da etnia terena. A defesa aconteceu na manhã de hoje (7) e foi marcada pela presença de professores indígenas, familiares e amigos da doutoranda.

Orientada pelo professor Dr. José Licínio Backes, Evelin desenvolveu a tese “Vukapanavo sêno têrenoe: A presença das mulheres terena no movimento indígena — desafios e percursos”. Compuseram a banca de avaliação o primeiro homem indígena a concluir a tese no PPGE, Dr. Antonio Carlos Seizer da Silva, a Dra. Naíne Terena de Jesus (com participação on-line) e Dra. Adir Casaro Nascimento e Dra. Ruth Pavan, ambas da UCDB. Vovó Ione, anciã terena, foi a convidada especial da banca.

Conforme explicou a doutoranda, o objetivo geral da pesquisa foi analisar como se dá a participação da mulher terena no movimento indígena, quais foram seus principais desafios e quais percursos elas trilharam até conquistar um espaço central na luta pela defesa dos direitos indígenas de modo geral e de forma específica dos direitos da mulher indígena. Dentre os objetivos específicos estavam o resgate histórico da presença da mulher terena no movimento indígena, a ancestralidade e a luta das mulheres, a atuação como professoras, em especial no momento pandêmico.

Com informações da Assessoria de Imprensa da UCDB.