Início Instituição de Ensino Superior UCDB ganha primeira doutora indígena da história do Programa Stricto Sensu em...

UCDB ganha primeira doutora indígena da história do Programa Stricto Sensu em Educação

11
0
Evelin Tatiane da Silva Pereira durante apresentação. Fonte: UCDB

A primeira mulher indígena a apresentar a tese de doutorado no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (PPGE-UCDB) é Evelin Tatiane da Silva Pereira, da etnia terena. A defesa aconteceu na manhã de hoje (7) e foi marcada pela presença de professores indígenas, familiares e amigos da doutoranda.

Orientada pelo professor Dr. José Licínio Backes, Evelin desenvolveu a tese “Vukapanavo sêno têrenoe: A presença das mulheres terena no movimento indígena — desafios e percursos”. Compuseram a banca de avaliação o primeiro homem indígena a concluir a tese no PPGE, Dr. Antonio Carlos Seizer da Silva, a Dra. Naíne Terena de Jesus (com participação on-line) e Dra. Adir Casaro Nascimento e Dra. Ruth Pavan, ambas da UCDB. Vovó Ione, anciã terena, foi a convidada especial da banca.

Conforme explicou a doutoranda, o objetivo geral da pesquisa foi analisar como se dá a participação da mulher terena no movimento indígena, quais foram seus principais desafios e quais percursos elas trilharam até conquistar um espaço central na luta pela defesa dos direitos indígenas de modo geral e de forma específica dos direitos da mulher indígena. Dentre os objetivos específicos estavam o resgate histórico da presença da mulher terena no movimento indígena, a ancestralidade e a luta das mulheres, a atuação como professoras, em especial no momento pandêmico.

Com informações da Assessoria de Imprensa da UCDB.