Início Paróquias Pároco Salesiano preside reunião da Forania Central de Barra do Garças

Pároco Salesiano preside reunião da Forania Central de Barra do Garças

7
0
P. Waldomiro Bronakowski preside reunião da forania central de Barra do Garças. Foto: Reprodução Facebook

Na terça-feira (06/02) aconteceu na Paróquia Santo Antônio, em Barra do Garças (MT) a primeira reunião do ano da Forania Central da Diocese de Barra do Garças.

A Forania é uma subdivisão que facilita a administração pastoral e a organização das paróquias dentro de uma região específica. Geralmente, uma forania é composta por várias paróquias agrupadas sob a autoridade de um vigário forâneo, que é responsável por coordenar as atividades pastorais dentro dessa área geográfica. A forania equivale a uma zona pastoral em algumas dioceses. Essa estrutura facilita a comunicação entre as paróquias e a diocese, bem como a colaboração em atividades pastorais e programas de evangelização.

Na diocese de Barra do Garças (MT) são quatro Foranias. A Forania Central tem como Vigário Forâneo, o pároco Salesiano P. Slawomir (Waldomiro) Bronakowski e abrange 7 paróquias. De acordo com P. Waldomiro, são três reuniões por ano que envolvem cinco leigos de cada paróquia da Forania. Geralmente são os representantes do CPP (Conselho Paroquial de Pastoral), o coordenador da Pastoral Litúrgica, o coordenador da Catequese, do Dízimo e também do Batismo.

Entre os assuntos tratados na reunião houve o andamento da catequese e material didático adotado para direcionar os encontros, além das atividades das pastorais do Dízimo, da Liturgia e do Batismo.

Além da reunião da Forania com os leigos, há também uma reunião com os párocos, à parte, igualmente três vezes por ano e conforme a necessidade. “Já traçamos assuntos da campanha da Fraternidade, da Via Sacra, das reuniões que serão promovidas neste semestre na diocese com o senhor bispo. Também falamos da Semana Santa, como que vai acontecer aqui na nossa região, que são famosas, belíssimas celebrações integradas da Semana Santa, das três paróquias”, explicou P. Waldomiro.

Na próxima semana, o Bispo de Barra do Garças, Dom Paulo Renato, começa a visitar as paróquias da diocese, começando pela paróquia Salesiana Santo Antônio, na quarta-feira de Cinzas.