Início Comunicação Social Tour virtual possibilita acesso ao acervo do Museu das Culturas Dom Bosco

Tour virtual possibilita acesso ao acervo do Museu das Culturas Dom Bosco

58
0

Um dos locais mais visitados por turistas que passam por Campo Grande é o Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB), da UCDB, localizado do Parque das Nações Indígenas. Fechado desde o início da pandemia, o local ganhou um tour virtual que possibilitará que o público conheça parte do rico acervo que já faz parte das lembranças de milhares de pessoas. De 17 a 21 de maio, como parte da Semana Nacional dos Museus, diariamente o tour será feito em dois horários, às 9h e às 14h, no canal do MCDB no Youtube, com mediação da equipe pedagógica do espaço.

A opção pela visita virtual possibilitará que os estudantes de Campo Grande e de outras cidades do País conheçam o acervo etnográfico e de história natural acumulado em 70 anos de história, completados em 2021. “Uma das marcas do Museu das Culturas Dom Bosco é receber estudantes. Antes da pandemia, chegávamos a receber cerca de 20 mil pessoas por ano. Quantos não se recordam do passeio no Museu do Índio, como é popularmente conhecido nosso museu? São milhares de visitantes que aprendem de forma lúdica, divertida e agradável. Queremos, então, retomar essas visitas e a maneira mais segura foi optar pela visita virtual mediada”, explicou o coordenador Dirceu Maurício van Lonkhuijzen.

As imagens do tour foram gravadas e editadas como se o visitante estivesse andando pelas duas exposições. Ao vivo, um acadêmico da UCDB faz a visita guiada com as explicações sobre os espaços e as peças. Os visitantes podem interagir pelo chat ou fazer perguntas ao final das visitas. Alunos de escolas como a Escola Municipal Professora Eulália Neto Lessa viveram essa experiência.

“Nossa proposta é diferente daqueles tours 360º em que o visitante navega sozinho pelos museus. Queremos ir junto com o aluno, tirando as dúvidas, parando nos trechos em que eles mais gostaram, vendo os detalhes. Tudo isso pra ficar o mais próximo possível da visita in loco”, complementou Dirceu.

Além das transmissões já agendadas para a Semana Nacional dos Museus, os professores interessados podem agendar futuras visitas virtuais pelo telefone (67) 3312-3902.

Palestras

Uma extensa programação está prevista para marcar a tradicional semana dos museus. Na abertura (17), às 16h, terá o lançamento do livro “Museu e Patrimônio Cultural em MS” e palestra com representante do ICOM Brasil, Marília Bonas, com o tema “Museus para Igualdade: a atuação do ICOM junto aos museus brasileiros”.

No dia seguinte (18), às 16h, palestra com a museóloga professora Dra. Marília Xavier Cury (USP/MAE). No dia 20 será a palestra “O Futuro dos Museus – Recuperar e Reimaginar, uma Proposta de Reflexão sobre Audiovisual e Museus”, ministrada por Paula Nunes Costa (Museóloga – Secult/ES). Já no dia 21 ocorre a palestra “Educar-se em Rede nos Museus – O Papel dos Educativos nas Mudanças Institucionais”, com o palestrante Maurício André da Silva (arqueólogo e educador museal – USP/MAE).

 

Fonte: Silvia Tada

_____________________

Fotos