Início Reitor Mor Santa Sé define data da Ordenação Episcopal do Cardeal Ángel Fernández Artime,...

Santa Sé define data da Ordenação Episcopal do Cardeal Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor

562
0
Foto: Divulgação ANS

A Santa Sé anunciou nesta terça-feira (05/03) que o Santo Padre, Papa Francisco confiou ao Cardeal Ángel Fernández Artime, SDB, o Reitor-Mor da Sociedade Salesiana de São João Bosco, como bispo titular de Ursona, com dignidade arquiepiscopal, em vista da sua ordenação episcopal marcada para o dia 20 de abril.

Dom Ángel Fernández Artime, décimo sucessor de Dom Bosco à frente da Congregação Salesiana, foi eleito pela primeira vez em 2014 e depois reconfirmado em 2020. Foi anunciado  Cardeal pelo Papa Francisco depois do Angelus de domingo, 9 de julho de 2023, e posteriormente recebeu o barrete e o anel cardinalício no Consistório Público Ordinário de 30 de setembro de 2023.

Na quarta-feira, 4 de outubro de 2023, recebeu a sua primeira missão na Cúria Romana, sendo nomeado membro do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (DIVCSVA).

Em 17 de dezembro de 2023, o Cardeal Fernández Artime tomou posse do diaconado da Basílica de Maria Auxiliadora, na Via Tuscolana, que lhe foi confiado também pelo Papa Francisco.

De acordo com as disposições para a Congregação Salesiana estabelecidas pelo Santo Padre, o Cardeal Fernández Artime já convocou o 29º Capítulo Geral da Congregação (que acontecerá de 25 de fevereiro a 16 de abril de 2025), no qual será eleito o seu sucessor à frente da Sociedade Salesiana. Assim que for ordenado bispo ficará à disposição do Santo Padre para a missão que lhe será confiada.

Com informações: ANS