Início Pastoral Juvenil Vocacional Salesianos Missionários Vietnamitas são ordenados presbíteros em São Paulo

Salesianos Missionários Vietnamitas são ordenados presbíteros em São Paulo

75
0

Após um ano de Diaconato, com atividades limitadas por causa das restrições sanitárias impostas neste ano, os missionários salesianos Bartolomeu Nguyen Quang Lam Son (BMA), João Batista Nguyen Duy Tan (BMA) e José Tran Van Lich (BCG), receberam neste sábado (5/12) o segundo estágio do Sacramento da Ordem, na capela do Instituto Teológico Salesiano Pio XI, alto da Lapa, em São Paulo.

A celebração foi presidida por D. Hilário Moser, bispo emérito da Diocese de Tubarão (SC), e foi restrita apenas aos residentes da comunidade e representantes das inspetorias a que pertencem os missionários, respeitando o distanciamento e demais procedimentos preventivos para a questão sanitária vigente. Por isso, a cerimônia foi transmitida pela internet e acompanhada por centenas de pessoas nas redes sociais que reproduziram a transmissão.

Os novos sacerdotes, Bartolomeu Lam Son e João Batista Duy Tan, são vinculados à Inspetoria São Domingos Sávio (BMA), enquanto José Tran Van Lich pertence à Inspetoria de Santo Afonso Maria de Ligório (BCG). A celebração teve a segunda leitura feita na língua materna dos missionários. O trecho do Evangelho de São João narrou a aparição de Jesus ressuscitado aos apóstolos, desejando-lhes a Paz e mostrando-lhes as mãos chagadas.

Na homilia, Dom Hilário dividiu a importância do sacramento que foi ministrado aos missionários em quatro momentos: a vocação, a ordenação, a missão e o ministério. E concluiu: “Suas mãos serão ungidas para que abençoem consagrem, perdoem, amparem, socorram, mesmo que às vezes , tenham que sangrar, como as de Jesus Cristo”.

Foram quase duas horas de celebração em que a emoção e a profunda meditação sobre o ministério sacerdotal estiveram visíveis aos presentes e a quem acompanhou pela transmissão televisiva. Entre os que acompanharam a transmissão pela internet havia muitos da terra natal dos novos sacerdotes, também da Europa  e outras partes do mundo que, juntamente com os brasileiros, deixaram mais de 800 comentários com felicitações, preces e agradecimentos a Deus pela vida e vocação dos jovens salesianos.

Euclides Fernandes

DRT/MS  55/02