Início Comunicação Social Salesiano P. Firmo será nome de Título Honorífico em Cuiabá

Salesiano P. Firmo será nome de Título Honorífico em Cuiabá

155
0
Padre Firmo Duarte Filho. Foto: Arquivo MSMT

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, na sessão de quinta-feira (21.03), a criação do Título Honorífico Comenda Firmo Pinto Duarte Filho “Padre Firmo”. A proposta  é do vereador Rodrigo de Arruda e Sá (Cidadania).

Motivação histórica

O objetivo do parlamentar com a Comenda é prestar homenagem a todos aqueles que se dedicam à vida religiosa na Capital. “Esta é uma homenagem a um verdadeiro visionário da fé, pois o Padre Firmo não era apenas um líder religioso, mas também um exemplo vivo de compaixão, dedicação e amor ao próximo. Falo isso com propriedade, pois o Padre Firmo esteve presente na minha vida acadêmica, do primeiro até o último dia em que estudei no Colégio São Gonçalo”, comentou o vereador nas redes sociais.

PIoneirismo

Padre Firmo foi o pioneiro da famosa missa das quartas-feiras no ginásio do Colégio Salesiano São Gonçalo. Dedicado em sua caminhada pela fé, ele iniciou o “Vinde e Vede”, evento religioso católico que acontece anualmente em Cuiabá e reúne milhares de fiéis de diversas partes do país para momentos de oração, pregação, adoração e louvor.

Filho caçula de Maria Dimpina, herdou da mãe o gosto pela literatura e cultura mato-grossense. Natural de Cáceres, enquanto morou em Cuiabá, Padre Firmo passou a infância e a adolescência na região do Campo de Ourique, onde hoje está localizada a Câmara de Vereadores.

Salesiano

Foi ordenado sacerdote em 08 de dezembro de 1955, sendo o último padre ordenado por Dom Aquino Corrêa. Entre os anos de 1974 e 1983, Padre Firmo foi diretor da Comunidade Salesiana em Barra do Garças. Neste período implementou um projeto primado por uma nova dinâmica pedagógica especialmente voltada para as comunidades indígenas missionárias em Sangradouro, Merure e São Marcos.

Com o tempo, assumiu a direção espiritual do movimento católico intitulado “Renovação Carismática Católica”, junto à Arquidiocese de Cuiabá, assim como também dirigiu espiritualmente o movimento de “Cursilhos de Cristandade de Cuiabá”.

Na academia de Letras

Ele também foi membro da Academia Mato-grossense de Letras (AML), empossado em 08 de dezembro de 1997 e escreveu o livro “Mulher – a Intercessora”, dentre outros textos inéditos.

Padre Firmo faleceu no dia 9 de fevereiro de 2005.

Com informações: Secom – Câmara Municipal de Cuiabá