Início Paróquias Compromisso Missionário é destaque na paróquia em Rondonópolis (MT)

Compromisso Missionário é destaque na paróquia em Rondonópolis (MT)

181
0
Participantes da formação diocesana promovida pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI).

Implantação e Fortalecimento das Pontifícias Obras Missionárias na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga/MT

Na busca por fortalecer os laços missionários dentro da comunidade católica, a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT) foi palco de um importante evento nos dias 22 a 24 de março. A Paróquia São João Batista acolheu a formação diocesana promovida pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), com o intuito específico de implantar e consolidar as atividades das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Representantes das quatro foranias e diversas paróquias da diocese se reuniram para participar deste encontro fundamental para a disseminação do compromisso missionário. A formação teve como foco principal o conhecimento e aprofundamento das obras como instrumentos de animação e cooperação missionária, a serviço da Igreja local.

Destacando-se na programação estiveram os secretários nacionais das Obras, a Irmã Antonia Vania, Secretária Nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM), e o padre Genilson Sousa, Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF). A presença do bispo diocesano, Dom Mauricio da Silva Jardim, acrescentou ainda mais peso ao evento, sendo ele um incentivador ativo das atividades missionárias na região.

Dom Mauricio enfatizou a importância dos conselhos missionários para reforçar a noção de que cada batizado é um missionário em potencial e que a missão é uma responsabilidade compartilhada por toda a comunidade. Ele ressaltou o papel crucial das Pontifícias Obras Missionárias como ferramentas essenciais para promover uma missão que transcende fronteiras e envolve toda a comunidade, não apenas um grupo seleto.

Durante a formação, os participantes puderam mergulhar no carisma das Obras Missionárias, compreendendo sua história, fundadores e atuação tanto no Brasil quanto no mundo. P. Genilson apresentou detalhadamente a obra da Propagação da Fé, enquanto a irmã Vania focou na Obra da Infância e Adolescência Missionária, destacando a espiritualidade, a metodologia dos grupos e o compromisso missionário das crianças e adolescentes.

Dividindo-se em grupos, os participantes foram direcionados para atividades específicas, desde aqueles que já atuavam com a IAM até os jovens convidados a colaborar com a Juventude Missionária (JM). Compromissos foram firmados para a implantação de novos grupos da JM e o fortalecimento dos já existentes da IAM.

O último dia do evento foi marcado por uma procissão e celebração de Ramos, além do estudo da mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões. Os participantes também receberam orientações para a implantação tanto da JM quanto da IAM em suas respectivas comunidades.

Ao final, o bispo agradeceu a presença de todos, reconhecendo o papel fundamental dos coordenadores diocesanos e nacionais, assim como o compromisso dos participantes em expandir e fortalecer as atividades missionárias na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga/MT.