Início Paróquias Rito do Éfeta é realizado na Paróquia São Francisco e Santa Clara...

Rito do Éfeta é realizado na Paróquia São Francisco e Santa Clara em Araçatuba

35
0
Padre Delmiro Júnior realiza o Rito do Éfata na Paróquia São Francisco e Santa Clara, em Araçatuba (SP). Foto: PASCOM - PSFSC

No domingo (03/09), na Paróquia São Francisco e Santa Clara, em Araçatuba, crianças e adolescentes que fazem parte da catequese da 1ª etapa e estão se preparando para a Crisma participaram do Rito do Éfeta, durante a Santa Missa das 10h da manhã.

O Rito do Éfata foi realizado durante a Missa do 22° Domingo do Tempo Comum, celebrada pelo pároco, P. Delmiro Júnior, para 24 catequizandos da comunidade.

Éfeta é uma palavra aramaica que significa “abre-te”. Na celebração deste rito, o Celebrante toca os ouvidos e a boca da criança, dizendo: “O Senhor Jesus que fez os surdos ouvir e os mudos falar, te conceda que possas logo ouvir a sua palavra e professar a fé, para louvor e glória de Deus Pai”.

A simbologia do Rito do Éfeta é profunda. Ao tocar os ouvidos, o celebrante invoca a bênção divina para que os catecúmenos possam ouvir e compreender a Palavra de Deus. Ao tocar a boca, abre-se um caminho para que eles possam professar sua fé, louvando e glorificando o Pai Celestial. É um ato de renovação espiritual que fortalece os laços dessas crianças e adolescentes com a fé cristã.

Os pais participam celebrativo acompanhando os filhos no momento da bênção. Através do Batismo, o Senhor, por meio do Espírito Santo, já havia aberto os ouvidos dos batizandos para que pudessem ouvir e compreender a Palavra Divina. Agora, com o Rito do Éfeta, suas bocas foram abertas para que possam professar sua fé com ainda mais convicção.