Início Família Salesiana A Família Salesiana na “Ciranda dos Santos”

A Família Salesiana na “Ciranda dos Santos”

213
0
P. Ángel Fernandez Artime celebra missa de abertura do seminário sobre santidade salesiana em Turim (ITA)

“Aqui, nós fazemos consistir a santidade em estar muito alegres” – dizia o menino são Domingos Sávio, um dos primeiros frutos de santidade produzidos por Dom Bosco – : um ditado que a Família Salesiana (FS) fez próprio e manifestou claramente no clima de serena e alegre convivialidade com que se reuniu na Casa-Mãe, de Valdocco, na tarde de quarta-feira, 6 de setembro, para a abertura do III Seminário de Promoção das Causas de Beatificação e Canonização da FS.

A Missa Votiva do Espírito Santo – celebrada na igreja de São Francisco de Sales pelo Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, e concelebrada pelo Postulador Geral das Causas dos Santos da FS e pelo Delegado Central do Reitor-Mor para o Secretariado para a FS, respectivamente P. Pierluigi Cameroni SDB e P. Joan Lluís Playà – ilustrou algumas das características próprias da santidade na Igreja: o protagonismo do Espírito Santo; o florescimento da humanidade que o mesmo Espírito engendra; a harmoniosidade e a completeza dos Santos, em cuja vida a ação de Deus plasmou todo aspecto e dimensão; e o espírito de comunhão.

Sem esquecer, como sublinhou o Reitor-Mor na homilia, o fim último de cada Causa: “Somente dar glória a Deus e à Igreja”, perseguindo um contínuo caminho de purificação que liberte de todo particularismo ou de veleidades de reconhecimento por este ou aquele grupo.

Sempre o P. Á. F. Artime ressaltou em sua saudação introdutiva: “Creio muitíssimo no serviço que Vós perseguis: de coligar a Igreja peregrinante, na Terra, com a triunfante, nos Céus”. E deixou os seus votos para o que ele definiu “muito mais que um simples seminário: um encontro de partilha e enriquecimento de Fé e de vida, relativamente a todas aquelas realidades em que o Espírito de Deus continua a acompanhar-nos”.

Foi depois o P. Cameroni a ilustrar os objetivos deste III Seminário, a partir da imagem do “girotondo dei santi”: uma representação evocativa tirada de uma pintura do Beato Angélico e retomada pelo Padre François-Marie Léthel OCD – grande colaborador da Postulação Salesiana – , quando pregou os Exercícios Espirituais ao Papa Bento XVI e a seus colaboradores da Cúria Romana. “Não é uma representação infantil; é, antes, um apelo muito salesiano à comunhão entre nós, com o espírito dos pequenos, e na visão do Evangelho”.

Convidando todos os presentes a tomar consciência de desempenhar um ministério em favor da Igreja universal, o Postulador Geral relembrou igualmente alguns números significativos:

– 63 são as causas (58 dos diferentes Grupos; e 5 externas) atualmente confiadas à Postulação;

– 16 os grupos – sobre os 32 da FS – que têm Causas abertas;

– mais 5 as outras, acerca de cuja abertura se está a estudar.

A concepção dos santos como aqueles “que deixam passar a luz di Cristo”; o seu sentido pastoral para os jovens e os pobres; a sua capacidade de revelar também as diferentes dimensões do carisma salesiano – estes foram os outros elementos que levaram o P. Cameroni a exortar todos os presentes a fazer-se “arautos e repetidores” daquela santidade de que -com particular intensidade nestes dias- serão especialmente testemunhas.

O primeiro dia se concluiu com a videomensagem de boa-noite mandada pela Geral das FMA, Ir. Chiara Cazzuola, aos presentes. Remetendo-se à santidade para todos sustentada por São Francisco de Sales e assumida por Dom Bosco e Madre Mazzarello, buscou a Ir. Chiara – entre as figuras de santidade da FS – os traços comuns da cotidianidade, da humildade, da industriosidade, da caridade e da liberdade de espírito. “Este encontro marque na FS o relançamento de um caminho de santidade para cada um de nós” – concluiu.