Início Comunicação Social Publicado o livro “A Família Salesiana de Dom Bosco”

Publicado o livro “A Família Salesiana de Dom Bosco”

85
0

(ANS – Roma ) – Na celebração da Consulta Mundial da Família Salesiana, o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, pediu para que fosse feita uma nova edição do livro “A Família Salesiana de Dom Bosco”. Percebeu-se que a edição do ano de 2000 já estava ultrapassada, pois não continha os novos grupos que chegaram à Família de Dom Bosco. Don Artime também apontou que aquela  realidade eclesial passou por uma jornada longa e rica, chegando a mudanças muito significativas. Por esse motivo, parecia não apenas apropriado, mas também necessário, cuidar de uma nova edição deste precioso volume, agora finalmente disponível.

A preparação da nova edição partiu da inspiração do Reitor-Mor. Alguns membros da Secretaria da Família Salesiana, P. Eusebio Muñoz, P. Giuseppe Casti, P. Jayapalan Raphael, P. Pierluigi Cameroni e Joan Lluís Playá, assumiram esse compromisso e, após um longo e trabalhoso processo, chegou-se ao texto final. O trabalho de coordenação realizado por Dom Jayapalan foi decisivo para o sucesso do trabalho realizado. A inspiração e orientação contínuas do Reitor-Mor nos permitiram caminhar com confiança em direção a objetivos concretos.

A partir da edição original em italiano, o livro foi traduzido para o francês, inglês, polonês, português e espanhol. Essas traduções responderam à universalidade da Família Salesiana, oferecendo um documento significativo nas principais línguas dos grupos. Um número significativo de pessoas contribuiu para a tradução, trabalhando com dedicação e competência.

“A reedição do livro nos ajuda a entender melhor a vitalidade de uma família carismática da Igreja que cresce significativamente, tanto quantitativamente quanto qualitativamente. É fácil perceber que o aumento significativo de grupos mostra a relevância do carisma salesiano. Esse crescimento surpreendente é acompanhado por uma mudança contínua em cada um dos grupos, reflete a profundidade da resposta que a família de Dom Bosco está dando aos desafios do passado, como o nosso, em constante evolução. O livro expressa o caminho da Família Salesiana para os constantes apelos de Deus, seguindo o caminho marcado por Dom Bosco”, comentou o P. Muñoz, delegado do Reitor-Mor para a Família Salesiana.

Os destinatários do livro são, antes de mais nada, os Grupos da Família Salesiana e cada um de seus membros. Além disso, o livro também quer ser uma ferramenta para tornar visível a Família Salesiana na Igreja e na sociedade, juntamente com o grande movimento de pessoas inspiradas por Dom Bosco e sua mensagem educativa.