Início Instituição de Ensino Superior UniSALESIANO ajuda Prefeitura de Araçatuba na diluição de produto para limpeza de...

UniSALESIANO ajuda Prefeitura de Araçatuba na diluição de produto para limpeza de serviços de saúde

58
0

O UniSALESIANO, que é parceiro da Prefeitura de Araçatuba em diversas ações sociais, principalmente aquelas voltadas à área da saúde, atendeu a um pedido de ajuda da Secretaria Municipal de Saúde referente à limpeza dos serviços públicos.

Desde a semana passada, as profissionais que atuam no Laboratório de Química e Bioquímica da Instituição, Tainá Côrrea Pardini e Cláudia Juliana Guabiraba da Silva, têm feito a diluição do produto Surfic, que é utilizado para desinfecção de superfícies fixas, como mesas, bancadas, balcões, teclado, monitor, armários, portas, maçanetas, entre outras.

“Nosso trabalho começou na semana passada. Já enviamos 300 litros do produto diluído e, conforme a necessidade deles, vamos realizando as diluições. A quantidade de produto que temos aqui vai gerar um total de 200 galões de 5 litros cada um, ou seja 1.000 litros diluídos de Surfic”, explicou Cláudia.

Para Tainá, é muito importante poder ajudar o município nesse momento de prevenção ao novo coronavírus. “Nada mais justo utilizar nossa técnica e aprendizado num momento tão crucial para a saúde de toda uma comunidade”, disse.

COVID-19

O pedido de ajuda ao UniSALESIANO foi feito pela enfermeira Bárbara Angela Honório, que faz parte do Núcleo de Educação em Saúde, órgão da Secretaria de Saúde de Araçatuba. “O UniSALESIANO é um grande parceiro nosso. Sempre que está ao alcance, nos ajuda”, lembrou.

O objetivo do uso do Surfic nos serviços de saúde é, segundo Bárbara, substituir o álcool gel para superfícies, mantendo o estoque destinado à desinfecção das mãos, sem desperdício. “A orientação para os serviços de saúde é borrifar o produto para facilitar a aplicação, com pano ou papel toalha”, explicou.

Ela conta que a Prefeitura recebeu doação de dois galões de 5 litros cada um do produto Surfic, do Laboratório Só Química. Contudo, era necessário que esse produto fosse diluído da forma correta, sendo 5 mililitros de Surfic para 995 mililitros de água. “Por isso, procuramos nosso parceiro, que nos atendeu prontamente, especialmente agora nas ações do Plano de Contingência contra a Covid-19”, contou.

O Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, disse que a Universidade está sempre atenta e pronta a colaborar com a sociedade através da Prefeitura e, nesse caso, em particular, com a Secretaria de Saúde. “Essa ligação se tornou mais forte com a existência do Curso de Medicina”, concluiu.

Monique Bueno
Jornalista