Você está em:    Home      Notícias      Animação Missionária      Projeto ‘Sonho de Criança’ leva roupas e agasalhos a crianças indígenas

Projeto ‘Sonho de Criança’ leva roupas e agasalhos a crianças indígenas

6 de julho de 2021

Parcerias — O projeto Sonho de Criança é uma iniciativa da Pastoral da Criança Indígena Xavante em parceria com a Missão Salesiana de Mato Grosso e a Operação Mato Grosso. A coordenadora da equipe é a leiga Deusmira Moreira da Silva, Coordenadora da Pastoral da Criança e fazem parte dessa equipe a Missão Salesiana de Mato Grosso, a Operação Mato Grosso, além de leigos da paróquia Senhor Bom Jesus.

Inverno — Neste período de frio, a preocupação da Pastoral é com as crianças que nascem e, muitas vezes, não têm com que se cobrir ou até mesmo o que vestir. De acordo com o representante da Missão Salesiana de Mato Grosso no projeto, o diácono José Alves, o kit é montado pelos voluntários da paróquia e da Operação Mato Grosso, depois é entregue nas aldeias onde tem a equipe de saúde que acompanha essas mães gestantes. Fraldas, cobertores, roupinhas diversas são alguns itens que compõem o kit. “Tivemos a ajuda financeira de alguns doadores, o que deu para comprar alguns kits. E aí nós distribuímos nas sete micro áreas de saúde. Em cada micro área, a enfermeira, os médicos que ali atuam, passam para nós o acompanhamento pré-natal, o atendimento das mulheres gravidas e, é em cima daqueles números que a gente atende as necessidades desses recém-nascidos”, afirma o salesiano.

400 bebês — De acordo com a representante da Operação Mato Grosso, Raquel Paulina de Souza, neste ano foram adquiridos 100 kits para serem distribuídos nas aldeias. 80 deles já foram entregues, restando ainda 20, mas a demanda é constante e, por isso, enquanto houver doações, a distribuição vai continuar. “Por ano, nascem mais de 400 crianças xavante nas aldeias atendidas pela Pastoral da criança indígena. Nós conseguimos cobrir os meses de junho e julho com as entregas. Isso quer dizer que para os meses de agosto e setembro, ainda está tudo descoberto, calcula a voluntária.

As roupas e tecidos são comprados em Goiânia (GO). Com a ajuda de voluntários, as mantinhas e cobertas são costuradas com a “barrinha” para não estragar ou desfiar, e assim são montados os kits de roupas e agasalhos. “Na verdade, essas crianças precisam o tempo todo. Agora neste período de frio mais intenso, a necessidade é ainda maior. Sempre estão nascendo crianças e sempre tem necessidade de roupas”, revela Raquel.

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS