Início Pastoral Juvenil Vocacional Aspirantes realizam segundo encontro do ano em Campo Grande

Aspirantes realizam segundo encontro do ano em Campo Grande

46
0

O encontro começou no sábado (26/06) e terminou nesta sexta-feira (02/07) no Instituto São Vicente. Em sete dias de convivência, oração, estudos, trabalhos e muito cuidado com os protocolos sanitários, os aspirantes à vida religiosa salesiana puderam aprofundar as experiências e os conhecimentos acumulados durante o primeiro semestre deste ano.

Um dos estudos mais aprofundados nos dias de convivência foi sobre o Catecismo da Igreja Católica – o “Youcat”. Em três manhãs de estudos, o P. Aldir da Silva explicou com detalhes a primeira parte do livro que traz a doutrina católica para as diversas situações da vida humana. O trabalho foi continuado pelo P. Flávio Mariano em mais uma manhã.

Os dias sempre começaram com a Lectio Divina, orientada pelo Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional, Padre Wagner Galvão, que aproveitou a oportunidade para fazer o acompanhamento individual dos vocacionados em colóquio fraterno.

Em três tardes do início da semana, os aspirantes se ocuparam em uma Oficina de Comunicação e Expressão Oral em que foram feitos exercícios físicos e intelectuais para leitura, postura, colocação de voz, articulação vocal, compreensão e interpretação de textos. A conclusão da oficina foi a execução da poesia de Manuel Bandeira, “Os Sinos”, em formato de canto-coral.

No aspecto da saúde, os aspirantes receberam orientações dos acadêmicos de medicina Vanessa Amorim e Pedro Henrique Miranda. As instruções fazem parte do projeto “Atividades de Responsabilidade Social – Campanha de Educação e Saúde. A saúde emocional e intelectual também fez parte da experiência formativa através do atendimento individual realizado pela psicóloga Regina Scarcelli.

O último dia do encontro teve uma profunda celebração penitencial dirigida pelo P. Flávio Mariano e o encerramento com a Missa presidida pelo Inspetor da MSMT, P. Ricardo Carlos. Os jovens aspirantes finalizaram a experiência entusiasmados para a continuidade da etapa formativa que vai até o final do ano. Para o João Pedro, 24 anos, de Cuiabá, considerou o encontro como uma experiência única. “Estou aqui vivenciando cada momento, cada palestra, e tocou muito no coração o desejo de me unir à família dos filhos de Dom Bosco”, afirmou. Já para Luís Gustavo de Almeida, 18 anos, o encontro foi um momento proveitoso para convivência com os outros aspirantes e com os sacerdotes, que são o exemplo de vocação. “Tivemos bons momentos de estudo, oração e diversão. Estou animadíssimo para o segundo semestre”, declarou.

Os aspirantes salesianos da Inspetoria de Campo Grande são jovens entre os 17 e 35 anos que sentiram o chamado à vida religiosa no estilo de Dom Bosco. O Bruno Assunção, 17 anos, de Naviraí, é o mais jovem da turma. Desde 2019 ele segue em preparação à vida religiosa para a qual se sentiu chamado no início da adolescência. Ele classifica o encontro de aspirantes como uma ótima experiência de contato com o carisma salesiano. “A gente aprende aqui como pode ser o nosso futuro como salesiano”, disse o jovem aspirante.

Para o inspetor, Padre Ricardo Carlos, as vocações são fruto do trabalho de cada presença salesiana da MSMT. “No tempo de Dom Bosco, muitos jovens queriam se tornar salesianos porque viam o exemplo dele, de alegria, de entusiasmo, de amor às pessoas, o que fazia com que os jovens sentissem a vontade de ser ‘como Dom Bosco’. Esse é o exemplo que fica para nós para que de fato possamos dar esse exemplo de amor, de salvação, como queria nosso pai, Dom Bosco”, finalizou.

Terminado o encontro, os aspirantes seguem para um período de férias com as famílias e depois retornam para o segundo semestre nas mesmas casas salesianas onde estiveram no primeiro semestre deste ano.