Início Comunicação Social Projeto CRESCO retoma atividades em nova sede no México

Projeto CRESCO retoma atividades em nova sede no México

77
0

O CRESCO, projeto salesiano que oferece cursos de qualificação para os membros da congregação, já iniciou suas atividades na nova sede, no México, agora na Inspetoria Cristo Rey y Maria Auxiliadora (MEG) México-Guadalajara. Padre Guillermo Morales Velazquez, Salesiano da Inspetoria de Campo Grande, tem origem mexicana e já assumiu como novo vice-diretor do projeto.

O CRESCO América orienta a fase formativa da vocação do Salesiano Coadjutor, fornecendo conhecimento teológico-pastoral aos formandos por meio do diploma em Ciências Religiosas na Universidade Mesoamericana, da América Central. Os formandos também complementam o processo convivendo com a comunidade formativa do Teologado, frequentada por salesianos aspirantes ao sacerdócio de várias nações. O CRESCO América visa ser um espaço de reflexão, em colaboração com a Pastoral Juvenil, para divulgar a vocação salesiana, na forma específica do Salesiano Coadjutor.

P. Morales tem vasta experiência em Ensino Superior aqui no Brasil, foi pró-reitor na antiga FUCMAT, hoje Universidade Católica Dom Bosco, trabalhou na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e agora, leva toda essa vivência para o CRESCO como vice-diretor.

Ele explica que a mudança exigiu adequações no projeto elaborado, e que espera que ao final deste mês de janeiro, as atividades já estejam mais consolidadas. “Aqui os cursos começam na metade do ano e a turma do segundo ano está terminando. Agora no final de janeiro, começa o último semestre que vai até o mês de agosto deste ano”, disse.

O CRESCO (Centro Regional para a formação específica do Salesiano Coadjutor) é um espaço que promove reflexão pessoal e comunitária sobre a vocação religiosa salesiana. Os cursos fornecem as bases para a profissão perpétua e constitui uma etapa importante de amadurecimento na espiritualidade da congregação.