Início Paróquias Presenças salesianas iniciam o mês de maio com atividades em honra a...

Presenças salesianas iniciam o mês de maio com atividades em honra a Nossa Senhora Auxiliadora

58
0

Em todo o mundo, a Igreja Católica dedica o mês de maio a Nossa Senhora, e por isso, é assim chamado de “mês mariano”. Nas casas salesianas, essa comemoração é ainda mais afetuosa pois, neste mês, se comemora a festa litúrgica de Nossa Senhora Auxiliadora, devoção mariana herdada do fundador São João Bosco. 

 

Gincana Mariana do Pós-noviciado do Instituto São Vicente

Na noite de segunda-feira, dia 02/05,  a comunidade formativa de Pós-noviciado do Instituto São Vicente, de Campo Grande (MS), realizou a abertura da gincana Mariana. Os jogos são tradição nas casas formativas salesianas e recordam a cultura esportiva para convivência e diversão herdada por Dom Bosco. Na gincana, os formandos se dividem em times e dão nomes a essas equipes para participarem dos jogos. 

 

Abertura do mês mariano na Cidade Dom Bosco

Na Cidade Dom Bosco, de Corumbá (MS), o mês mariano é comemorado intensamente desde o primeiro ao último dia de maio, com apresentações, reflexões e também a tradicional coroação de Maria.

A abertura foi conduzida pelo Aspirante Salesiano Valério Roberto e pelo Padre Eduardo Moura. Ambos apresentaram a importância de Nossa Senhora Auxiliadora para os alunos, ex-alunos e colaboradores.

As ações continuam nos dois setores até 31 de maio e contam com a organização da Pastoral Juvenil Salesiana da presença.

Com a colaboração, Romário Corrêa

Setor de Comunicação da Cidade Dom Bosco

 

Festeiros do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora 

Em Cuiabá (MT), os festeiros do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora celebraram o início do mês mariano já no dia primeiro de maio e se preparam para as festividades litúrgicas já tradicionais no Estado. Na celebração, o Rei e Rainha da festa realizaram a coroação da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, juntamente com as crianças vestidas de anjos, relembrando a coroação de Nossa Senhora como Rainha dos Céus e da Terra. 

 

Abertura do Mês Mariano no Oratório Dom Bosco

O Oratório é uma casa de brincadeiras, estudos e muita oração. Por este motivo, na manhã de quarta-feira (04/05), o Padre Vanderson Gomes e o Padre Enéas de Andrade, da Inspetoria São Luiz Gonzaga (BRE), fizeram a abertura do mês mariano com alegria contagiante, muita animação e música. No período da tarde, a animação foi conduzida pelos Padres Euller da Silva e Danilo Rinaldi.

Ambos horários tiveram uma linda procissão até o altar montado em dedicação à Santíssima Virgem Maria!

 

Nossa Senhora Auxiliadora será celebrada durante todo o mês de maio no Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna

No Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”, em Araçatuba (SP), o cronograma de atividades em homenagem à Nossa Senhora Auxiliadora é composto por momentos de espiritualidade.

“É nesse tempo que refletimos, também, a figura de Maria Santíssima na história da salvação e como um dos pilares da nossa devoção católica”, afirmou o Coordenador do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, Franco Garcia.

Logo na primeira semana do mês, o Colégio iniciou o trânsito da Imagem Peregrina de Nossa Senhora. “Ela será entregue cada dia para uma família, que poderá fazer o seu momento de oração e reflexão familiar”, explicou.

Cartinhas

Também há no pórtico do Colégio um painel comemorativo de Nossa Senhora e, junto dele, uma caixinha de pedidos. “Nessa caixinha, os estudantes poderão depositar as intenções e cartinhas de gratidão próprias de sua família”, disse.

Ainda segundo Franco, como a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora é realizada no dia 24 de maio, uma novena será feita com as turmas de alunos e a comunidade educativa.

“Sendo assim, cada dia da novena será celebrado por uma turma, que fará também a coroação”, afirmou Franco, que ressaltou ser o primeiro ano que essas atividades são desenvolvidas no Colégio Salesiano. “Convidamos todos que estejam conosco para esse momento de amor e devoção.”

No dia 31 de maio, no encerramento do mês, as cartinhas e pedidos serão queimados.

O Diretor-Geral do Colégio Salesiano, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, lembra o Evangelho de São João: Jesus, enquanto na cruz, e dos pés da cruz, o discípulo que ele tanto amava, João, e sua mãe Maria. Neste momento, o próprio Cristo oferta, na pessoa do discípulo João, todos os outros discípulos, ou seja, toda a comunidade dos batizados, à sua mãe, como filhos. E, ao mesmo tempo, oferta sua mãe, a todos, como mãe.

“Importante perceber que o discípulo a recebe em sua casa a partir deste momento”, explicou Pe. Erondi, ao citar a passagem da Bíblia – Jo. 19: 25-27 – E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.

Monique Bueno

Assessoria de Comunicação, UniSALESIANO de Araçatuba (SP)