Início Comunicação Social Presenças salesianas fazem novena a Nossa Senhora Auxiliadora em vídeos nas redes...

Presenças salesianas fazem novena a Nossa Senhora Auxiliadora em vídeos nas redes sociais.

46
0

A Novena a Nossa Senhora Auxiliadora é uma tradição da Família Salesiana desde os tempos de Dom Bosco. Nos últimos anos, ela ganhou dimensões mundiais de oração comunitária, principalmente devido à iniciativa da Novena “mundial” difundida pelos canais da Agência iNfo Salesiana. Neste ano, a novena se caracteriza por focalizar e olhar em Maria Auxiliadora o aspecto e invocação de ‘Virgem Poderosa’. A iniciativa está sendo replicada em diversas presenças salesianas da Inspetoria de Campo Grande, a partir de uma proposta realizada pela Pastoral Juvenil Vocacional da Sede Inspetorial.

AJS — A proposta liderada pela Pastoral Juvenil Vocacional foi abraçada pelos referentes da AJS nas presenças de escolas e paróquias. Cada localidade ficou responsável por um dia da novena, gravada em vídeo e divulgada nas redes sociais, tanto da Pastoral Juvenil Vocacional da sede inspetorial quanto das presenças. Participam da novena as presenças da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Campo Grande, Colégio Santa Teresa de Corumbá, Colégio Dom Bosco de Campo Grande, Colégio São Gonçalo e Santo Antônio, de Cuiabá, Paróquia São João Batista, de Rondonópolis, Colégio Dom Bosco, de Três Lagoas, Colégio Dom Lasagna e Unisalesiano, de Araçatuba, Missão Indígena de Meruri e Colégio Santa Maria, de Cáceres.

Escolas e IUS — Além de participarem do projeto inspetorial, os colégios de Cuiabá, São Gonçalo e Santo Antônio, também produziram individualmente vídeos de todos os dias da novena, com alunos, colaboradores e salesianos, divulgando a devoção nas redes sociais. Além deles, também a Pastoral da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, produziu a novena de Nossa Senhora Auxiliadora em vídeo, divulgado em redes sociais. Já o UniSalesiano de Lins divulgou a devoção da novena em postagens diárias de cartões com as orações.

Nossa Senhora Auxiliadora ou Auxílio dos Cristãos  é uma invocação instituída pelo Papa Pio V no ano de 1571, após a grande vitória dos cristãos sobre o exército muçulmano no estreito de Lepanto, que era a porta de entrada para a Europa.

A devoção a Nossa Senhora Auxiliadora, porém, se popularizou ainda mais no ano de 1862, com as aparições de Maria Auxiliadora na cidade de Spoleto para uma criança de cinco anos. Nesse ano, Dom Bosco, tocado pela história das aparições, iniciou em Turim a construção de uma grande Basílica, dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora. A partir desse momento, Dom Bosco será o maior devoto e divulgador da devoção a Nossa Senhora Auxiliadora.

Para eternizar seu amor e gratidão para com Nossa Senhora, Dom Bosco, juntamente com Santa Maria Domingas Mazzarello, fundou a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora.

Ele dizia: Nossa Senhora deseja que a veneremos com o título de Auxiliadora: vivemos em tempos difíceis e necessitamos que a Santíssima Virgem nos ajude a conservar e defender a fé cristã.

A partir de então, a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora cresceu. O Papa Pio IX fundou uma Arquiconfraria em devoção a ela no Santuário de Turim, em 5 de abril de 1870. O Papa enriqueceu esta confraria de muitas indulgências e favores espirituais. No dia 17 de maio de 1903, por decreto do Papa Leão XIII, foi solenemente coroada a imagem de Maria Auxiliadora, que se venera no Santuário de Turim.

 

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02