Início Comunicação Social O mundo de hoje visto pelos olhos de Dom Bosco: a palavra...

O mundo de hoje visto pelos olhos de Dom Bosco: a palavra ao Reitor-Mor

47
0

(ANS – Cidade do Vaticano) – Proximidade, criatividade, caridade: assim se expressa a resposta salesiana no momento da pandemia. Forte e aderente ao magistério do Papa Francisco, a família de Dom Bosco, por meio da voz do Reitor-Mor, atravessa o presente em busca de luz e esperança.

Como a realidade atual desafia a espiritualidade salesiana? Quais são as prioridades?

Procuramos responder inspirando-nos, antes de mais nada, em nosso carisma, garantindo a nossa presença, sempre respeitando, claro, as regras. Portanto, proximidade, por meio de iniciativas concretas dirigidas às pessoas mais em dificuldade. E, como diretriz, para 2021, o lema é: “Movidos pela esperança”.

A presença missionária salesiana no mundo é um fio que tece a fraternidade e a caridade em todos os lugares. Qual o da palavra “fraternidade”?

Para nós, a “fraternidade” é a grande porta que abre os nossos corações e nos permite, nos nossos espaços educativos, semear amizades, ter relacionamentos de grande respeito e acolhida, procurar sempre a justiça. Mas como educadores. É uma expressão de solidariedade e caridade, é poder dizer ao coração dos jovens que um mundo melhor é sempre possível.

Os jovens e a educação, campo salesiano por excelência: que interpretação devemos dar ao mal-estar que registramos nos últimos meses?

A realidade em nosso derredor realmente me atinge. Saber que há crianças vítimas de videogames, escravas da Internet, ou violentas desde muito pequenas…: vejo muitas situações de risco que me fazem lembrar a Turim de Dom Bosco, ainda que com elementos culturais diferentes. Então, que ajuda, que resposta dar? Uma das características do educar com olhos salesianos é estr perto das famílias (muitas vezes desfeitas) e das crianças, onde quer que estejam, em seus mundos… É também importante envolver as crianças e jovens, principalmente aqueles que não sabem o que fazer da vida, oferecendo atividades para os pobres de amizade e de comunidade, como pode ser um oratório ou um centro juvenil.

A educação é um tema central também para o Papa, que criou o “Pacto Global pela Educação”. Qual é a contribuição dos Salesianos?

A educação é a ferramenta mais eficaz que existe hoje no mundo, é o grande investimento para garantir uma sociedade melhor e mais sólida. Como Família Salesiana, acreditamos no instrumento da educação e aderimos plenamente ao “Pacto Educacional Global” lançado pelo Papa.

Nestes tempos de pandemia, o Papa nunca deixou de dar a sua orientação. Que valor os salesianos dão ao Magistério Papal e como o estão vivendo?

Como Família de Dom Bosco, perdemos até agora 102 Salesianos, principalmente na Europa e na América, e não apenas idosos. É-nos, portanto, uma realidade muito dolorosa. O magistério do Papa nos guia nisso. Mas a pandemia também é um incentivo para caminhar em busca de uma luz no escuro. Desde o início nos dissemos: como podemos responder ao Covid-19 de maneira salesiana? Desta maneira compartilhamos muitas experiências e serviços em favor dos que tinham menos: e surgiram coisas maravilhosas. Em particular, conseguimos arrecadar mundialmente 9 (nove) milhões de euros, para serem distribuídos em 143 pequenos projetos locais, em 63 países. Foi um modo de dizer que não estamos pensando somente em nós. E em nossa saúde.

Gabriella Ceraso

Fonte: Vatican News