Início Músicas Salesianas “O Coração fala ao coração”: um canto do P. Maurizio Palazzo para...

“O Coração fala ao coração”: um canto do P. Maurizio Palazzo para a Estreia 2022

144
0

(ANS – Turim) – O hino – feito por ocasião do lançamento da Estreia para 2022, escrito e musicado pelo P. Maurizio Palazzo, responsável pelas atividades musicais da Basílica de Maria Auxiliadora – tem como título “O coração fala ao coração”. A composição, pedida pelo Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, refere-se ao tema e lema da Estreia: “Fazei tudo por amor, nada por força”.

As estrofes do canto retomam, por ordem, várias características do perfil de São Francisco de Sales:

– o primado do Amor para com Deus (título da Estreia);
– o sentido de abandono confiante na Providência;
– a mansidão que dá a paz modelada pela caridade do Senhor;
– o zelo corajoso do apóstolo.

O refrão contém o título da canção, esse também tirado de uma conhecida frase do Santo, e ligado a um pensamento de São Paulo sobre a Caridade (Gl 5,18: “… se vos deixardes guiar pelo Espírito, já não estais sob a lei”). O texto foi produzido e gravado pela “Sound Sistemi Recording, Studio”, de G. Paolo Guercio (Santhià).

Para a realização do canto estiveram envolvidos vários coros, entre os quais, o coro da Basílica de Maria Auxiliadora, uma representação do coro MJS da Circunscrição Especial Itália Piemonte-Vale d’Aosta, o coro “Sal.es” e as postulantes das FMA.

Importante outrossim a participação dos solistas Concetta Battiato, Francesca Rosa, Mariano Licciardi SDB e Gregor Markelc SDB; e dos instrumentistas Alessio Boschiazzo (bateria) e Gianluca Rosa (guitarra).

A preparação vocal e a direção dos coristas é obra da Profra. Rosy Zavaglia e do mesmo P. Maurizio Palazzo.

O P. Palazzo, ao apresentar esta original composição, quis sublinhar: “Um agradecimento especial se dirige ao Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime; ao Diretor da ANS, P. Harris Pakkam e ao Diretor da comunidade ‘Maria Auxiliadora’ em Valdocco, P. Alejandro Guevara, pela atenção e promoção da iniciativa”.

O vídeo, em italiano, está disponível no ANSChannel. Abaixo, seguem os links da versão em português, escrita e gravada pelo P. Osmar Bezutte e, abaixo, a original em italiano. O vídeoclipe foi produzido pela ANS.