Os nove jovens atores saíram dos projetos em desenvolvimento no Centro Juvenil São João Batista. O espetáculo “Dona Respeito e Felisberto numa viagem pelos garimpos poxorenses” foi montado entre os meses de janeiro e maio deste ano. O texto dramatúrgico foi elaborado durante a oficina “Drama como processo: construindo uma dramaturgia possível”, realizada de forma híbrida — online e presencial — devido às atuais restrições sanitárias em todo o país, somando uma carga horária de 70 horas.
Os alunos da oficina participaram do processo de construção de toda a dramaturgia, incluindo os elementos de cena como figurinos e cenários. Toda essa participação foi feita com o objetivo de proporcionar uma experiência estética e pedagógica na área do teatro com crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu e região.
O espetáculo “Dona Respeito e Felisberto – numa viagem pelos garimpos poxorenses” integra o projeto “Entre o garimpo e a experiência artística: montagem teatral com professores do Centro Juvenil de Poxoréu”, contemplado na Lei Aldir Blanc da Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso que teve como proponente a Missão Salesiana de Mato Grosso Ponto de Cultura Centelha de Luz Juvenil. Em 2016 o Estado de Mato Grosso reconheceu o Centro Juvenil São João Batista, da Missão Salesiana de Mato Grosso, como Ponto de Cultura Centelha de Luz Juvenil e, neste projeto, foi contemplado com o edital do Governo do Estado para a produção teatral.
O grupo Salasarte apresentou o espetáculo nos dias 15,16 e 17 de julho, na sala de teatro do Cento Juvenil, para uma plateia de cem pessoas, famílias e comunidade, distribuídos nestes três dias, com duas seções ao dia. No dia 17, a apresentação foi gravada e publicada em vídeo nas redes sociais, com a inserção da tradução em libras nas imagens. Essa forma de divulgação foi adotada para não quebrar as regras sanitárias em vigor, em prevenção a covid19.