Início Comunicação Social Jovens do Centro Juvenil São João Batista apresentam teatro com retrato da...

Jovens do Centro Juvenil São João Batista apresentam teatro com retrato da cultura de Poxoréu

57
0

Os nove jovens atores saíram dos projetos em desenvolvimento no Centro Juvenil São João Batista. O espetáculo “Dona Respeito e Felisberto numa viagem pelos garimpos poxorenses” foi montado entre os meses de janeiro e maio deste ano. O texto dramatúrgico foi elaborado durante a oficina “Drama como processo: construindo uma dramaturgia possível”, realizada de forma híbrida — online e presencial — devido às atuais restrições sanitárias em todo o país, somando uma carga horária de 70 horas.

Os alunos da oficina participaram do processo de construção de toda a dramaturgia, incluindo os elementos de cena como figurinos e cenários. Toda essa participação foi feita com o objetivo de proporcionar uma experiência estética e pedagógica na área do teatro com crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu e região.

O espetáculo “Dona Respeito e Felisberto – numa viagem pelos garimpos poxorenses” integra o projeto “Entre o garimpo e a experiência artística: montagem teatral com professores do Centro Juvenil de Poxoréu”, contemplado na Lei Aldir Blanc da Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso que teve como proponente a Missão Salesiana de Mato Grosso Ponto de Cultura Centelha de Luz Juvenil. Em 2016 o Estado de Mato Grosso reconheceu o Centro Juvenil São João Batista, da Missão Salesiana de Mato Grosso, como Ponto de Cultura Centelha de Luz Juvenil e, neste projeto, foi contemplado com o edital do Governo do Estado para a produção teatral.

O grupo Salasarte apresentou o espetáculo nos dias 15,16 e 17 de julho, na sala de teatro do Cento Juvenil, para uma plateia de cem pessoas, famílias e comunidade, distribuídos nestes três dias, com duas seções ao dia.  No dia 17, a apresentação foi gravada e publicada em vídeo nas redes sociais, com a inserção da tradução em libras nas imagens. Essa forma de divulgação foi adotada para não quebrar as regras sanitárias em vigor, em prevenção a covid19.