Início Escola Intercâmbio de Líderes reúne educadores e jovens líderes de grupos de pastoral...

Intercâmbio de Líderes reúne educadores e jovens líderes de grupos de pastoral das escolas salesianas

181
0
Líderes de grupos das escolas salesianas se reúnem para Intercâmbio em Campo Grande. Foto: MSMT

Campo Grande foi palco do Intercâmbio de Líderes 2023, um evento que reuniu 43 líderes de grupos e 15 educadores ligados às pastorais das escolas salesianas de Campo Grande, Corumbá, Araçatuba, Três Lagoas, Cuiabá e Cáceres. O encontro, que teve como objetivo promover a troca de experiências e a formação dos participantes, ocorreu na Casa de Retiros do Instituto São Vicente, em Campo Grande, entre os dias 13 e 15 de julho.

A coordenação do encontro ficou a cargo do P. Hermenegildo Conceição Silva, coordenador inspetorial do setor escolas e diretor do Colégio Salesiano São Gonçalo, em Cuiabá (MT). A palestra de abertura, na tarde da quinta-feira (13/07), feita pelo professor Brasdorico Merquiades, que abordou o tema da Salesianidade. Já a abertura oficial do Intercâmbio foi feita pelo P. Gildo, ao presidir a Santa Missa.

Durante o evento, os participantes puderam desfrutar de uma programação diversificada. Na quinta-feira à noite, foi realizado o Terço Luminoso, sob a responsabilidade dos representantes do Colégio Dom Bosco de Campo Grande. Em seguida, os jovens ouviram o tradicional “Boa Noite” salesiano, organizado pelos representantes do Colégio Santa Tereza e da obra social Cidade Dom Bosco, de Corumbá (MS).

Na sexta-feira (14/07), a Oração da Manhã foi organizada pelos representantes do Colégio Dom Luís Lasagna, de Araçatuba (SP). Em seguida, tiveram início as oficinas, com quatro opções disponíveis: música, liturgia, recreação e comunicação. Cada participante teve a oportunidade de escolher uma das oficinas para participar.

A oficina de música foi coordenada pelas educadoras do Colégio Dom Bosco de Campo Grande, Jaqueline Mendonça e Christiane Marques. Elas apresentaram diferentes abordagens para trabalhar a musicalidade entre os jovens, compartilhando técnicas de canto e produção de ritmos com instrumentos de percussão e apenas com as mãos.

A oficina de Liturgia aprofundou os gestos litúrgicos e seus significados, explorando a origem e a força da tradição cristã, além de abordar o serviço do altar e a seriedade do mistério celebrado na Santa Missa. Os participantes também receberam orientações sobre fotografia litúrgica, ministradas pela cooperadora salesiana Cristina Stoppa. A equipe de pastoral da UCDB, coordenada pelo P. Idenílson Lemes da Conceição, foi responsável por organizar essa oficina.

A equipe de pastoral da sede inspetorial ficou encarregada da oficina de Recreação, apresentando uma série de atividades recreativas que podem ser aplicadas em oratórios, centros juvenis, encontros de jovens e crianças. As atividades recreativas propostas tinham um sentido pedagógico, buscando proporcionar não apenas diversão, mas também uma abordagem educativa. Além disso, técnicas teatrais com objetivos educacionais tanto para os atores quanto para a plateia, foram ensinadas aos jovens.

Já a oficina de Comunicação se concentrou no aprofundamento das técnicas de produção audiovisual, com ênfase nas mídias sociais, televisão e cinema. A equipe de Comunicação da Sede Inspetorial ministrou uma extensa exposição teórica sobre a importância de cada etapa na produção de conteúdo audiovisual, apresentando as ferramentas de produção disponíveis no mercado. Os participantes foram desafiados a produzir um vídeo completo, divididos em quatro grupos, aplicando as técnicas aprendidas.

Durante a parte formativa do Intercâmbio, na sexta-feira, ocorreram dois momentos importantes. O primeiro foi a Santa Missa, realizada no final da manhã, preparada pelos representantes do Colégio Santa Maria, de Cáceres (MT) e presidida pelo P. Danilo Guedes, coordenador de Pastoral do Colégio Salesiano São Gonçalo, de Cuiabá. O segundo momento foi a Adoração ao Santíssimo Sacramento, à noite, que marcou o encerramento das atividades e ficou sob a responsabilidade dos educadores de todas as casas presentes no Intercâmbio.

Ao final do dia, os representantes do Colégio Santo Antônio, de Cuiabá (MT), realizaram o tradicional “Boa Noite” salesiano, marcando a despedida dos participantes.

Paralelamente às atividades realizadas pelos jovens líderes das escolas, os educadores também participaram de uma série de atividades formativas exclusivas, direcionadas àqueles que trabalham diretamente com os jovens nas presenças salesianas.

O sábado foi reservado para o encerramento do intercâmbio. A oração da manhã foi conduzida pelos representantes do Colégio Dom Bosco de Três Lagoas (MS). Após o café da manhã, cada grupo das oficinas teve a oportunidade de apresentar os resultados alcançados a todos os participantes do Intercâmbio de Líderes. A parte formativa do Intercâmbio foi encerrada com a Santa Missa, presidida pelo Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil, P. Aldir da Silva. A celebração também marcou a apresentação final da oficina de Liturgia.

O encontro foi encerrado com um almoço festivo, e em seguida, cada grupo retornou para sua cidade de origem, levando consigo novas experiências e aprendizados adquiridos durante o Intercâmbio de Líderes 2023.