Início Pastoral Juvenil Vocacional Inspetoria de Campo Grande divulga Projeto Educativo Pastoral Salesiano para o sexênio...

Inspetoria de Campo Grande divulga Projeto Educativo Pastoral Salesiano para o sexênio 2022-2028

63
0

O Capítulo Inspetorial da Missão Salesiana de Mato Grosso (BCG) foi realizado no mês de março deste ano. Desde que os trabalhos dos capitulares foram encerrados, as equipes de redação e formatação dos documentos trabalharam continuamente para chegar ao texto final que está sendo distribuído a todos os salesianos da inspetoria de Campo Grande nesta semana.

O trabalho de reelaboração do PEPS é feito a cada seis anos e fica sob a responsabilidade do coordenador da EIP – Equipe Inspetorial de Pastoral – que na Inspetoria de Santo Afonso Maria de Ligório (BCG) é o Delegado Inspetorial para Pastoral Juvenil Vocacional, P. Wagner Luís Galvão. “Por causa da pandemia, foram 2 anos de restrições, com as reuniões sendo feitas online foi, de fato, um trabalho difícil. Foi necessário muito ardor apostólico por parte dos salesianos e por parte dos membros da EIPE, comigo na coordenação, para poder ser bem concluído. E a ideia é essa, ter um documento que é fruto de uma mentalidade, fruto das diretrizes do Capítulo Geral CG28: “Que salesianos para os jovens de hoje?”, reconhece o coordenador da EIP da Inspetoria de Campo Grande.

De acordo com P. Wagner, quando se elabora o PEPS, o foco é encontrar sempre o que a comunidade salesiana pode oferecer de melhor aos jovens, às famílias. O último Capítulo Geral foi o 28° e, sempre por orientação do Reitor-mor, a conclusão vai seguindo um percurso que começou em Dom Bosco, passou por Dom Rua e seus sucessores, sempre aperfeiçoando o conteúdo. “O que muda são as prioridades porque a missão educativo-pastoral é a mesma. É a educação à fé aos jovens, ‘educar evangelizando e evangelizar educando’”, afirma.

O CG 28 trouxe uma pergunta como tema: “Que salesianos para o jovem de hoje?” Para o responsável pela elaboração do atual PEPS na Inspetoria de Campo Grande, esta é uma forma de chamar a atenção dos salesianos do mundo inteiro para que estejam sempre prontos para atender melhor os jovens. “Atender no sentido de orientação pastoral, orientação espiritual, na confissão, estar ali no pátio. Porque muitas vezes o trabalho burocrático consome demais os salesianos. Sempre foi assim e não vai ser muito diferente, mas os salesianos precisam ter prioridades, assim como nós temos prioridade também no aspecto de saúde pessoal, como homem e mulher, nós, como religiosos, como salesianos, a nossa prioridade é o jovem, é a catequese, é a orientação espiritual, é escutar os jovens, orientá-los”, alertou.

Um dos destaques desta versão atualizada do PEPS Inspetorial da Missão Salesiana de Mato Grosso é a forma incisiva com que foi pedida a criação do SAV – Serviço de Animação Vocacional – em cada uma das presenças da inspetoria. “Antigamente havia o “Clubinho Vocacional”. Eu sou fruto do clubinho vocacional dos anos 80. Lá na minha paróquia, depois também no colégio. O SAV – Serviço de Animação Vocacional salesiano – é um pedido do Capítulo Inspetorial. De onde vêm as vocações? As vocações vêm de uma comunidade dos salesianos que estão nas presenças que são modelos para os jovens”, reconhece.

Com a conclusão dos trabalhos, o PEPS inspetorial será o documento de referência para a elaboração do PEPS local em cada uma das presenças. “Esse documento que foi elaborado é fruto do trabalho com a participação de todos os salesianos através dos representantes da EIP, todos os setores da EIP. Agora esse documento será enviado para todos os salesianos, principalmente para o diretor, que é o primeiro animador da comunidade salesiana. O diretor junto com a sua comunidade elabora agora o PEPS local”, finalizou.

Acesse o documento do PEPS inspetorial da Missão Salesiana de Mato Grosso no link abaixo.

PEPS INSPETORIAL 2022-2028