Início Missões Indígenas Governo de MT inaugura restauração de escola indígena em Meruri

Governo de MT inaugura restauração de escola indígena em Meruri

174
0
Salesianos e autoridades estaduais de MT inauguram escola em Meruri. Foto: MSMT

O governo do Estado de Mato Grosso investiu R$ 4,2 milhões na reforma completa da Escola Estadual Indígena Sagrado Coração de Jesus, que fica dentro da Aldeia Meruri, no município de General Carneiro. A inauguração aconteceu nesta terça-feira (07/05) com a presença da primeira-dama de MT, Virgínia Mendes.

A escola tem hoje 131 alunos matriculados, todos da etnia Boe-Bororo. A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, juntamente com o secretário de Estado de Educação (Seduc), Alan Porto, representaram o governo de Mato Grosso na inauguração. O P. Ricardo Carlos, inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso representou os missionários, junto com os salesianos P. Andelson Dias e P. Ângelo César Cenerino, atual diretor da presença de Meruri.

A primeira-dama, Virginia Mendes foi a responsável por articular na Secretaria Estadual de Educação a reforma completa da unidade, através do programa SER Família Indígena. A escola foi 100% revitalizada e equipada com tecnologia e mobiliário completo.

Também participaram da solenidade de inauguração, o cacique Osmar Aroenoguaijiwu e sua esposa, Elitânia Leandro Araru Ekureudo, o prefeito de General Carneiro, Marcelo Aquino, acompanhado da primeira-dama Ana Flávia Aquino, além de moradores da comunidade e outras autoridades municipais.

Na solenidade, Virginia Mendes revelou que, quando conheceu a unidade, ficou inquieta com as condições. “Quando o padre Andelson me trouxe para ver como estava esta escola, imediatamente entrei em contato com o secretário Alan e ele prontamente nos atendeu, colocando sua equipe de projeto para agilizar, e não demorou muito até que a obra começasse”, afirmou.

Padre Andelson esteve nove anos como missionário salesiano entre os povos Boe-Bororo e Xavante, na aldeia Meruri. Atualmente, ele está em Campo Grande (MS) e fez questão de participar da entrega da nova unidade escolar. “Meu coração está transbordando de alegria e quero agradecer a Deus, porque Ele é muito bom e ama os povos indígenas. Minha gratidão à nossa querida primeira-dama Virginia Mendes. Nós sabemos de todas as suas lutas com a sua saúde, e mesmo assim a senhora continua de pé com toda fé, servindo os povos originários. A senhora disse que aqui seria a escola mais bonita, e a promessa foi entregue para esta comunidade, uma das escolas mais lindas do nosso Estado”, destacou o padre.

O inspetor da MSMT, padre Ricardo Carlos, agradeceu pela entrega da nova escola e falou do amor que a primeira-dama Virginia Mendes dedica às causas dos povos indígenas. “Primeira-dama Virginia Mendes, obrigado por este presente. E, se tem algo mais expressivo que o amor é a educação. A senhora se dedica a esta causa com amor, por meio da fé se recuperou e tem se doado às causas dos povos indígenas e por todas as pessoas que precisam. Se queremos o bem das pessoas, precisamos oferecer educação”, declarou.

Já o novo diretor da presença salesiana de Meruri, padre Ângelo César Cenerino, destacou a data como um dia histórico. “Este dia vai ficar marcado na história de Meruri. Esta é uma escola que pode ser considerada modelo para todo o Estado e que demonstra o carinho que este Governo tem para com o povo indígena. Dona Virginia, gratidão por ser uma madrinha presente na vida dos povos indígenas”, agradeceu.

“Estou muito feliz com esta entrega. As crianças e os adolescentes merecem esse espaço. Tenho certeza de que eles terão mais disposição para estudar, porque agora têm muito mais motivação”, finalizou a primeira-dama do Estado.

Com informações: Assessoria de Comunicação do Governo de Mato Grosso