Início Comunicação Social Formadores Salesianos do Brasil fazem Encontro Nacional online

Formadores Salesianos do Brasil fazem Encontro Nacional online

59
0

O Encontro Nacional dos Formadores Salesianos do Brasil aconteceu no sábado (12/06) às 8h da manhã e foi assessorado pela Irmã Susana Rocca, que tem uma vasta experiência no campo da formação e auxilia também nos encontros e formações da CRB do Brasil. A Irmã Susana María Rocca Larrosa trabalha há mais de 22 anos na Unisinos, a Universidade de Vale dos Sinos, dos Jesuítas.

O tema do encontro foi a ‘Resiliência na formação salesiana’, assunto bastante atual no âmbito da formação de jovens para a vida religiosa. De acordo com a Irmã Susana, a resiliência, entendida como a capacidade de superar as situações adversas, é um esforço do ser humano de todos os tempos. O paradigma da resiliência propõe uma mudança de ótica na abordagem das vulnerabilidades do ser humano, centrando a observação nas capacidades, dos indivíduos e grupos, de resistir e refazer-se após experiências de grandes sofrimentos. Em lugar de focar a observação nas fraquezas, sintomas, doenças, carências, tenta-se descobrir quais são os chamados “fatores de proteção” e os “pilares de resiliência”, isto é, as forças positivas do ambiente circundante e as capacidades pessoais para reagir e superar as adversidades da vida, a fim de fomentá-las e promovê-las.

O encontro foi coordenado pelo P. José Ricardo Mole, delegado inspetorial da formação da Inspetoria de Belo Horizonte, que atualmente é o referente para a formação salesiana no Brasil. Ele coordenou o encontro juntamente com o P. Ademir Ricardo Cwendrych, que é o delegado para a formação da Inspetoria de Porto Alegre.

O encontro contou com 20 participantes. Da inspetoria de Campo Grande participaram o P. Adalberto Alves de Jesus, diretor do Pré-noviciado e o P. Wagner Luís Galvão, Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional e coordenador Inspetorial dos Aspirantes Salesianos. O P. Natale Vitali, inspetor da inspetoria de Belo Horizonte, e inspetor referente da Formação Salesiana no Brasil, também participou do encontro.