Início Comunicação Social Festa do Reitor-Mor

Festa do Reitor-Mor

42
0

(ANS – Roma) – Todos os anos, no dia 24 de junho, a Congregação Salesiana celebra a figura do Reitor-Mor, Sucessor e Continuador da pessoa de Dom Bosco. Também nesta quinta-feira (24/06), no Sagrado Coração de Roma, realizou-se a habitual festa, com a participação dos salesianos da Sede Central. Depois da Santa Missa na Basílica, seguiram-se momentos de felicitações e fraternidade.

Esta festa, nascida no oratório de Valdocco em 1855, é uma tradição que se repete todos os anos e possui um significado particular e familiar. Ela lembra o dia em que os salesianos, alunos e ex-alunos, costumavam se reunir em torno de Dom Bosco para celebrar o seu onomástico e também para expressar, a Dom Bosco, o afeto, a gratidão e a fidelidade de seus filhos.

O dia 24 de junho é também uma ocasião, para as comunidades que dependem diretamente do Reitor-Mor, para celebrarem os aniversários mais significativos de seus coirmãos. Este ano, foi celebrado o 25º ano da ordenação sacerdotal do P. Stefano Vanoli e do P. Joshtrom Kureethadam e o 25º da profissão do P. Pavel Ženíšek. Também foram comemorados os 25 anos da profissão das Irmãs Maria Mercedes Guaita e Maria José Rey Merodio, religiosas seculares das “Missionárias de Cristo Ressuscitado” de Buenos Aires, que trabalham no Sagrado Coração a serviço dos refugiados.

A Missa realizada na Basílica contou com a participação solene de todos os coirmãos, jovens e também com a presença de Dom Alberto Lorenzelli, do Chile. Durante a homilia, o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, lembrou que, assim como para João, Deus intervém e faz maravilhas também por nós, apesar da nossa esterilidade. Como João Batista e Dom Bosco com seus jovens, nós também devemos tocar profundamente a vida de cada um, ter um impacto positivo na vida de todos. Como João Batista e Dom Bosco, devemos ser precursores para Jesus, dando frutos abundantes a exemplo de Cristo, gerando filhos e filhas através da oração, do serviço, do amor e da doação de si.

Após a Eucaristia, o Vigário do Reitor-Mor, P. Stefano Martoglio, além dos votos e felicitações, destacou como brilham, no P. Ángel Fernández Artime, os dons da intuição e da coragem e observou que o Reitor-Mor orienta muito bem a Congregação, com muito otimismo e confiança. Assim como os ex-alunos presentearam Dom Bosco com um coração de prata como símbolo, naquele dia de festa, ontem, simbolicamente, foi oferecido ao Reitor-Mor um coração de prata, garantindo fidelidade, colaboração, afeto e oração. O Sucessor de Dom Bosco felicitou os festejados e a noite terminou com uma bela foto de grupo.

O pátio do Sagrado Coração, alegremente decorado, foi preenchido por cantos, música, brincadeiras e comida: uma festa muito curtida sentida e muito desfrutada, um belo momento de convivência familiar, enriquecido também pela participação ativa dos Conselheiros.