Início Comunicação Social Conscientização ambiental dos adolescentes é o foco de projeto do Centro Juvenil...

Conscientização ambiental dos adolescentes é o foco de projeto do Centro Juvenil em Poxoréu

53
0

Desde a primeira semana do mês de junho, as crianças e adolescentes atendidos pelo Centro Juvenil São João Batista estão envolvidos no projeto “Meio Ambiente na Educação Virtual”. A proposta visa apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades, também mostrar lados negativos e positivos da ação do homem, além de valorizar a preservação da natureza. Para isso foi criada uma série de atividades a serem desenvolvidas em casa, nos jardins e quintais, que depois são compartilhadas via redes sociais e fotos e vídeo.

Cerca de 50 crianças e adolescentes cadastrados no Projeto “Torcida pela Vida” participam das atividades que continuam até o final do mês. Entre os trabalhos desenvolvidos os adolescentes foram incentivados a cultivar de plantas ornamentais para construir um ambiente agradável dentro de casa, limpo e o bom para o convívio familiar. Na mesma proposta seguem as orientações para que os jovens ajudem a organizar e colaborem na limpeza em casa, dos quintais e ajudem a recolher o lixo.

O Projeto foi elaborado pelo instrutor de futebol do Centro Juvenil, Cezar Ribeiro da Silva, e partilhado com os colaboradores. Todos aderiram a ideia de trabalhar esse tema com as crianças e adolescentes. A inspiração para o projeto veio da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, mas também a partir de uma proposta feita durante o encontro da Rede Salesiana Brasil – Assistência Social quando foi incentivado trabalhar com a natureza conforme a Encíclica do Papa Francisco, “Laudato Si”.

De acordo com coordenadora do Centro Juvenil, Lucia Voltan, a participação dos jovens foi bem positiva. “Percebemos que a família se envolveu com a atividade e foi gratificante observar que nos quintais poxorenses existe ainda a tradição de plantar e colher”, afirmou.

Todas as atividades foram realizadas em casa, com apoio da família, o que também ajuda a estreitar os laços familiares. As fotos e vídeos produzidos e compartilhados por aplicativo de celular também foram publicados nas redes sociais do Centro Juvenil