Você está em:    Home      Notícias      Animação Missionária      Estudantes de medicina chegam às missões para voluntariado

Estudantes de medicina chegam às missões para voluntariado

30 de junho de 2021

Chegou na noite de segunda-feira (28/06) a Sangradouro um grupo de jovens universitários de medicina de Santos (SP) para conhecer, partilhar a vida, e dar assistência de saúde ao povo Xavante. Eles fazem parte do Projeto Acadêmico de Assistência aos Povos Indígenas (PAAPI). O grupo veio da cidade de Santos (SP) e deve permanecer por 10 dias prestando serviços de acompanhamento de saúde nas aldeias indígenas.

Depois de um ano e meio de preparação, o grupo conseguiu viabilizar a edição deste ano do projeto, que começou em 2010. Naquele ano, dezoito voluntários de Medicina sob orientação de professores puderam fazer a expedição para ajudar as comunidades indígenas de Sangradouro e Meruri, em Mato Grosso. Essa foi a primeira expedição e, desde então, o projeto se manteve e só cresceu dentro e fora de universidade, e também no reconhecimento indígena das localidades atendidas.

O grupo dos jovens de medicina começou o primeiro dia de atividades com a entrega de medicamentos ao posto de saúde. A pandemia abalou muito o projeto, que precisou se readequar à nova realidade, buscar novos meios de arrecadação e até adiar a viagem, que sempre foi feita no mês de janeiro.

Depois de muitas reuniões, planejamento, conversas com médicos infectologistas e com as aldeias, o grupo conseguiu se organizar para que a viagem seja a mais segura possível, tanto para os indígenas, quanto para os membros.

Apesar dos indígenas estarem vacinados com as duas doses dos imunizantes entregues pelo Ministério da Saúde, também foi obrigatória a vacinação entre os membros da equipe. Para assegurar mais ainda a proteção de todos, foi exigida a apresentação do RT-PCR negativo e o uso da máscara N95 durante toda a expedição.

Todo o trabalho será registrado nas redes sociais do PAAPI durante os 10 dias em que os acadêmicos ficarão nas Missões Indígenas.

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS