Início Pastoral Juvenil Vocacional Encontro Vocacional desafia jovens para ouvir e responder ao chamado de Deus

Encontro Vocacional desafia jovens para ouvir e responder ao chamado de Deus

788
0
Jovens de diversas presenças salesianas da inspetoria participaram do EIVOC. Foto: MSMT

O II EIVOC 2023 – Encontro Inspetorial Vocacional – reuniu no último final de semana em Campo Grande, 21 jovens vindos de diversas presenças salesianas da Inspetoria. O tema do retiro foi “Coragem! Levanta-te, ele te chama!” (Mc 10, 49).

Durante os três dias de encontro, os jovens viveram momentos de oração, conversa com outros salesianos, ensinamentos sobre o carisma da congregação e atividades esportivas. Os jovens puderam se encontrar e dar mais um passo no processo de descoberta e amadurecimento da vocação pessoal.

Os vocacionados ouviram mensagens sobre como fazer o discernimento vocacional, à luz do carisma salesiano. A primeira mensagem, feita pelo professor Brasdorico Merquiades, foi “Dom Bosco e o Evangelho do Bom Samaritano: a vocação de estar no mundo para os outros”.

Uma das mensagens que mais encantaram os jovens foi feita pelo P. Luigi Favero que apresentou seu testemunho de vida, como foi que sentiu o chamado à vocação sacerdotal e religiosa, além do chamado a ser missionário em terras tão distantes da própria família na Itália.

O aspirante Leonardo Coelho apresentou aos jovens a história dos 130 anos da Inspetoria Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório, bem como as narrativas dos primeiros missionários e seus desafios para desbravar os “sertões de Mato Grosso”.

Um momento esportivo fechou a tarde de sábado que teve, já à noite, o momento Mariano, coordenado por representantes da ADMA que foram em grande número para animar a oração do Terço Meditado.

No domingo, os jovens participaram da Santa Missa junto com a comunidade do curatórium do Pós-noviciado, que foi também um momento marcante, principalmente para aqueles jovens que atuam no serviço do altar nas próprias comunidades de origem. O EIVOC foi coordenado pelo Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional, P. Aldir da Silva, junto com a equipe inspetorial de pastoral. No final do encontro, o inspetor da Missão Salesiana, P. Ricardo Carlos levou uma mensagem aos jovens e participou com eles do encerramento das atividades.