Início Comunicação Social Encontro das Rádios Salesianas discute “desafios e oportunidades em um mundo conectado”

Encontro das Rádios Salesianas discute “desafios e oportunidades em um mundo conectado”

366
0
Foto: Divulgação RSB

A Rede Salesiana Brasil (RSB), por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF), promoveu, na quinta-feira (25/05), o 1º Encontro on-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural, trazendo o tema “O papel das rádios salesianas: desafios e oportunidades em um mundo conectado”. Este foi o primeiro de uma sequência de 3 encontros distribuídos pelo ano de 2024. A iniciativa tem por objetivo viabilizar a socialização de experiências para ampliação das reflexões, debates e disseminação de ideias e propostas que contribuam para potencializar a comunicação em Rede.

A Coordenadora Nacional de Comunicação, Ir. Maike Loes, e o Coordenador Inspetorial de Comunicação da Inspetoria São Luiz Gonzaga, Pe. João Carlos, foram os responsáveis pela Acolhida do evento. Por meio da fictícia “Rádio Salesiana Brasil”, Ir. Maike abriu a manhã simulando uma estação de rádio para que todos se “sintonizassem” na proposta do evento. Sobre o papel das emissoras hoje, Ir. Maike comenta: “A rádio chega aonde nós, fisicamente, não chegamos. E chega com suas mais variadas mensagens. O importante é que as mensagens que viajam pelas ondas de uma rádio, que se disseminam por torres ou antenas… não importa, sejam de qualidade, sejam geradoras do bem, da verdade; que a mensagem tenha qualidade na sua intencionalidade, para não ser apenas mais uma mensagem, mas a boa mensagem, a Boa Nova, a boa notícia! Uma rádio, seja ela analógica ou digital, tem o poder de conectar: conectar pessoas, lugares, fatos, eventos, sentimentos, emoções, valores”.

Sobre a missão das rádios salesianas, Pe. João Carlos comenta: “As rádios representam o exercício da missão salesiana entre camadas sociais populares. Elas cumprem um papel muito importante no cultivo de uma cultura onde sejam visíveis os valores evangélicos. São claros espaços de educação e evangelização voltadas para o povo”.

O 1º Encontro on-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural da RSB trouxe o Coordenador do Setor de Rádio da SIGNIS Brasil (Associação Católica de Comunicação), Felipe Zangari, para comandar uma apresentação sobre a Signis Brasil e o projeto “Chama da Palavra”, além de abordar o tema principal do evento: “O papel das rádios salesianas: desafios e oportunidades em um mundo conectado”. Quando perguntado sobre como as rádios contribuem para a missão de evangelização, Felipe responde: “São dois grandes movimentos, a meu ver. O primeiro é a evangelização explícita, com os momentos de oração, os devocionais, a música religiosa, o aconselhamento. Isso tem um grande valor para nossas comunidades. Depois a evangelização que brota da cidadania – uma programação construída em bases éticas, um jornalismo responsável, que preste serviço e ajude as pessoas a tomarem suas decisões no dia a dia de modo mais consciente”.

A palestra de Felipe Zangari foi seguida de uma Roda de Conversa que contou com a participação de representantes de algumas rádios salesianas: Débora Alves (Rádio FM Educativa UCDB – Campo Grande), Evandro Fialho (Rádio Inova FM – São Paulo) e Jocasta Pimentel (Rádio FM Dom Bosco – Fortaleza).

“Estar em rede é muito positivo para aproximar as pessoas que trabalham com a comunicação. O evento possibilitou esse encontro virtual e troca de conhecimentos. Acredito que cada participante saiu com a bagagem mais pesada e terá oportunidade de aplicar o que aprendeu no dia a dia das emissoras salesianas. Aqui [na Rádio FM Dom Bosco], lidamos com um público mais adulto. Nosso grande desafio é crescer diante do avanço tecnológico, sem perder o contato físico com o ouvinte. O que foi debatido no evento nos faz perceber que estamos no caminho certo, pois temos canais diferentes para atender às necessidades de cada ouvinte, independentemente da sua faixa etária ou condição de acesso à internet”, comenta a Coordenação de Jornalismo da Rádio FM Dom Bosco, Jocasta Comesaña, que também atua como Animadora do setor Rádios da Equipe de Comunicação Social Salesiana das Américas (ECSA).

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil