Início Pastoral Juvenil Vocacional Curso prepara jovens salesianos para a Profissão Religiosa Perpétua

Curso prepara jovens salesianos para a Profissão Religiosa Perpétua

57
0

Entre os dias 28 de junho e 9 de julho aconteceu, na Vila Dom Bosco, em Campos do Jordão-SP, o Curso em preparação à Profissão Religiosa Perpétua. Participaram 11 jovens salesianos das inspetorias de Campo Grande, Belo Horizonte, Recife, São Paulo e Manaus, que foram acompanhados pelo padre Paulo Profilo, sdb, diretor do estudantado de Teologia e delegado para formação na Inspetoria de São Paulo. O curso contou com a participação de diversas pessoas capacitadas que, fizeram visitas graciosas, trazendo o melhor de sua experiência para iluminar e ajudar os jovens salesianos a aprofundar sobre as várias facetas da vida religiosa salesiana. A preparação dos religiosos para este passo importante em sua vocação é um momento intenso de oração, reflexão, estudo e fraternidade.

O curso procurou aprofundar e ajudar os jovens formandos a fazerem uma síntese do caminho de consagração, bem como aquilo que toca a missão e a vivência da vida salesiana. O Curso em preparação à Profissão Religiosa Perpétua tem por principal objetivo ajudar o jovem salesiano na elaboração de uma reflexão pessoal e existencial de sua vida, para emitir seus votos enquanto religioso salesiano, em prol dos jovens; contribuir para o fortalecimento do jovem na assimilação do carisma e da espiritualidade salesiana, que está centrada no chamado a ser sinal e portador do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres; e, neste tempo, favorecer e reforçar que o “Senhor nos colocou no mundo para os outros”.

Além das formações, os jovens salesianos tiveram a possibilidade de conhecer a bela cidade de Campos do Jordão-SP, seus pontos turísticos e experimentarem o frio intenso daquela região. Os salesianos estudantes também foram a Aparecida-SP, fizeram uma visita guiada por toda a Basílica de Nossa Senhora Aparecida e celebraram a Eucaristia na igreja dedicada à padroeira do Brasil. Depois disso, viajaram a Cachoeira Paulista-SP e conheceram lá o Santuário do Pai das Misericórdias e os estúdios da Comunidade Canção Nova. Por fim, os Salesianos conheceram também o Memorial das FMA, na cidade de Guaratinguetá-SP, onde aprofundaram mais sobre a história do instituto das FMA no Brasil.

Segundo o salesiano Moacyr Junior (BCG) “foi um tempo especial de estudo e reflexão sobre os desafios e exigências da vida religiosa consagrada. Este tempo de formação e síntese, nos possibilitou aprofundar o seguimento do Cristo Bom Pastor e a realinhar nossa perspectiva pessoal de vida com o carisma próprio da nossa Congregação.” O jovem salesiano comentou ainda sobre a “alegria e gratidão dos participantes pela maneira maravilhosa de como o curso foi planejado e executado. De modo geral, padre Paulo Profilo, sdb, com a ajuda de pessoas capacitadas, fez um trabalho louvável, integrando todos os elementos essenciais para o nosso estilo de vida e nos orientando para a mentalidade correta para se aproximarem da consagração definitiva.”

Rezemos por esse momento importante, para que sempre o Bom Pastor conduza a vida desses jovens salesianos e os faça fiéis por toda a vida.