Início Formação Curatorium de Barbacena inicia o Noviciado 2024

Curatorium de Barbacena inicia o Noviciado 2024

470
0
Nove Noviços de 3 inspetorias iniciaram o Noviciado 2024 em Barbacena (MG). Foto: MSMT

O inspetor salesiano de Belo Horizonte, P. Natale Vitali Forti, presidiu a Santa Missa neste sábado (10/02), memória litúrgica de Santa Escolástica, para abertura das atividades do curatorium de Barbacena (MG) neste ano de 2024.

Santa Missa de abertura

A celebração Eucarística festiva aconteceu às 9h da manhã, na capela do Noviciado Sagrado Coração de Jesus, em Barbacena. O grupo deste ano conta com 9 noviços, sendo 5 da inspetoria de Campo Grande (BCG), 2 da Inspetoria de Belo Horizonte (BBH) e 2 da Inspetoria de Manaus (BMN).

Na celebração, o Delegado Inspetorial para Pastoral Juvenil Vocacional, P. Aldir da Silva, representou a Missão Salesiana de Mato Grosso. Durante o ano, a participação da Inspetoria de Campo Grande na equipe formadora do curatorium do Noviciado será com o assistente Rafael Alexandre de Souza.

Testemunho do Inspetor

Na fala de abertura do Noviciado, P. Natale Vitale Forti relembrou quando ele próprio iniciou o noviciado. O inspetor de Belo Horizonte recordou as palavras do seu então mestre de noviços: “No primeiro dia de noviciado, éramos 67. O mestre de noviços motivou-nos a falar, a partir do mais velho, a falar suas motivações pelas quais entravam no noviciado.  Eu, como mais velho, falei: ‘eu quero ser salesiano para trabalhar com os meninos mais pobres, como fazia Dom Bosco’. E o mestre falou: ‘Não!’ E todos os outros 66 falaram a mesma coisa, com algumas nuances como ‘meninos mais pobres’, ‘com espiritualidade salesiana’, ‘sistema preventivo’ … e o mestre falou 67 vezes ‘NÃO’. Um dia depois, pela manhã, na conferência ele começou: ‘eu vou explicar por que vocês deveriam entrar e começar o noviciado.’ E falou essa frase que eu não esqueço: ‘O noviciado é para conhecer, amar, seguir Jesus, com a mente, o coração e os braços de Dom Bosco!’ Isso nunca esqueço: o noviciado é para conhecer mais a pessoa de Jesus Cristo, no carisma salesiano. E o meu mestre também falava: ‘o noviciado começa hoje e termina 5 minutos depois de vossa morte. Toda vida é o noviciado’, revelou P. Natale.

Os noviços foram entregues pelas inspetorias aos cuidados de uma equipe formadora, coordenada pelo diretor e Mestre de Noviços, P. Sedney Manja, SDB, da inspetoria de Belo Horizonte.