Início Vídeos Corumbá celebra os 60 anos da Cidade Dom Bosco

Corumbá celebra os 60 anos da Cidade Dom Bosco

89
0
Barracão onde a obra social da Cidade Dom Boco começou as atividades em 1961

Um nome é fundamental nesta história: P. Ernesto Saksida. O padre salesiano, vindo da Eslováquia, criou a proposta, que estava direcionada para o funcionamento da escola profissional Alexandre de Castro. O governo do estado, na época Mato Grosso, reconheceu o projeto e apoiou a escola desde a fundação, em 1961. O projeto começou em um barraco no bairro Dom Bosco, mas que na época era chamado de Cidade Jardim.

Em 1982, a Missão Salesiana de Mato Grosso assumiu o projeto e o local passou a se chamar Cidade Dom Bosco com a instalação da comunidade salesiana. A congregação também passou a apoiar a unidade.

A obra social tem em sua estrutura a Escola Estadual Dom Bosco, com mais de 2 mil alunos; Programa Crianças e Adolescentes Felizes, com atendimento para 500 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e funcionamento no contra turno do horário de escola. Há também o Programa Adolescente Aprendiz, que mantém parceria com empresas da região para inserir adolescentes no mercado de trabalho.

O Programa ‘Adoção a Distância’ também faz parte da Cidade Dom Bosco. Por meio dele, a obra social busca captar recursos na Espanha, Eslovênia e Itália por meio de padrinhos para os projetos poderem ser executados.

Ainda funciona lá a Pastoral Juvenil Salesiana, que realiza a evangelização de jovens dentro de preceitos da espiritualidade juvenil salesiana e sistema preventivo de Dom Bosco.

A Cidade Dom Bosco completou no dia 3 de abril (sábado), 60 anos de fundação na cidade. “Gratidão a Deus pela vida do padre Ernesto, Dona Catarina e tantos colaboradores/benfeitores que participaram da construção desse sonho. A nossa presença Salesiana continua atendendo e sendo referência no campo social e pedagógico na região Pantaneira”, informou o diretor da presença salesiana em Corumbá, P. Eduardo Moura.

“Todos esses setores realizam iniciativas reconhecidas em todo o Estado, como o Projeto À Procura dos Pequenos Heróis, Projeto Sino da Caridade, Projeto Outubro Rosa, dentre outros, que buscam a promoção e dignidade humana à toda a comunidade abrangida pela Cidade Dom Bosco”, detalhou a organização.

Para comemorar o aniversário, foi produzido um videoclipe musical ilustrando a história, a atividade e a importância do projeto para os jovens corumbaenses.

 

Com informações: correiodecorumba.com.br