Início Comunicação Social Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana se reúne em Brasília

Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana se reúne em Brasília

55
0

Nos dias 18, 19 e 20 de abril, foi realizado o Encontro Nacional do Comitê da Pastoral Juvenil no escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF). Com o objetivo de fortalecer a missão salesiana em rede, o evento buscou promover a integração entre os membros da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana (CNPJS), fortalecendo a familiaridade do grupo e a dimensão carismática, trazendo um panorama da organização e do trabalho desenvolvido pelo âmbito da Pastoral Juvenil (PJ) nas Inspetorias, como também um elenco dos principais avanços e desafios. Da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (BCG), participou o novo Delegado para Pastoral Juvenil, P. Aldir da Silva, que iniciou o trabalho de coordenação deste setor neste ano de 2023.

O Encontro também dedicou sua atenção à representatividade nacional da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) e o acompanhamento do Conselho Nacional da Articulação da Juventude Salesiana (CNAJS) pela CNPJS, além de discernir o papel da CNPJS no cenário atual, delineando caminhos para uma ação pastoral em rede, com foco na evangelização e favorecendo uma maior integração com a RSB a partir das ações gerais previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT), no Plano Integrado de Formação (PIF) e o trabalho desenvolvido pelos demais Comitês das áreas programáticas salesianas (Escolas, Ação Social, Comunicação e Instituições de Ensino Superior).

O encontro foi conduzido pelos Coordenadores Nacionais da Pastoral Juvenil Salesiana, Ir. Nádia Caetano dos Santos e P. José Ricardo Mole, juntamente com a Direção Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e P. Nivaldo Luiz Pessinatti, e a Coordenadora Executiva, Maria Dantas. O evento também contou com a presença dos Inspetores Referentes para a PJS, P. Natale Vitali Forti, que participou de forma presencial, e Ir. Alaide Deretti, que participou de forma remota. Representando cada Inspetoria Salesiana do Brasil, também estiveram presentes seus respectivos Coordenadores da Pastoral Juvenil: Ir. Elisabete Vieira da Costa, Ir. Nádia Caetano dos Santos, Ir. Tereza Cristina Pisani Domiciano, Ir. Ana Maria Gomes Cordeiro, Ir. Manoel Messias da Silva, P. Cássio Rodrigo de Oliveira, P. José Ivanildo Melo, P. Sérgio Ramos de Souza, P. Aldir da Silva (BCG) e P. José Ricardo Mole.

O primeiro dia de encontro contou com uma temática voltada para o fortalecimento da integração do Comitê, sendo comandado pelos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia e Pe. Pessinatti, os quais também marcaram presença em todos os demais dias do evento.

No segundo dia, após a Oração Inicial, cada Coordenador(a) Inspetorial fez uma partilha sobre a ação pastoral em sua localidade, ajudando a construir um panorama da PJS no Brasil Salesiano. Em seguida, os representantes da Pastoral Juvenil que participaram dos encontros dos demais Comitês (Comunicação, Ação Social e Escolas – respectivamente Ir. Ana Maria Cordeiro, Ir. Messias da Silva e Ir. Teresa Domiciano) protagonizaram uma socialização dos assuntos tratados, bem como traçaram os encaminhamentos destinados à CNPJS orSliundos de suas participações nos encontros dos demais Comitês. Ainda no segundo dia, houve um momento de ressonância sobre o andamento do Projeto Identità nas Inspetorias, seguido de uma conversa sobre a representação do Brasil na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 e a essência do Movimento Juvenil Salesiano (MJS).

O dia foi finalizado com a participação da Assessora Jurídica da RSB, Dra. Vanessa Martins, dando algumas orientações jurídicas referentes ao âmbito da pastoral, seguida de uma avaliação da atuação do CNAJS, fechando o dia com um discernimento sobre a representatividade nacional e a forma de acompanhamento para a AJS e o MJS.

O início do terceiro e último dia do Encontro contou com uma palavra da Inspetora Referente para a PJS, Ir. Alaíde Deretti, que, de forma remota, animou e fortaleceu o sentido do trabalho em Rede a partir do Comitê da Pastoral. Em seguida, foi aberto um momento para discernimento sobre o papel da CNPJS, uma breve apresentação do Plano Anual de Trabalho (PAT) da Rede Salesiana Brasil para o ano de 2023, além da sistematização do Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil que está previsto para o mês de agosto deste ano em Aparecida (SP).

Ainda no terceiro dia, comandado pela Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva, os participantes do encontro se aprofundaram no Plano Integrado de Formação da RSB e, em seguida, foram saudados pela Coordenadoras Nacionais dos demais Comitês Nacionais da RSB: Ir. Maike Loes (Comunicação), Ir. Lucia Jacinta Finassi (Escolas) e Carolina Neves Oliveira (Ação Social), reforçando a integração entre as equipes e o sentimento de pertença e trabalho em Rede que o novo Planejamento Estratégico propõe.

O dia ainda contou com uma breve socialização sobre o Dia de Doar UPV 2023, comandada pelo Captador de Recursos da RSB, Phelipe Sales, sendo o evento finalizado com uma celebração de envio, fazendo com que os participantes do Encontro do Comitê da Pastoral Juvenil Salesiana voltem às suas Inspetorias com a missão de, também localmente, fortalecer o entendimento da necessidade cada vez mais latente de uma ação em Rede que dê subsídios sempre mais concretos às necessidades da juventude do país, em especial àquela que se encontra em situação de vulnerabilidade social, sempre a partir do carisma salesiano.

Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil