Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Com representantes de seis países, UCDB recebe mais uma edição do Curso para Diretivos das IUS

Com representantes de seis países, UCDB recebe mais uma edição do Curso para Diretivos das IUS

6 de setembro de 2022

Tem início na segunda-feira (12) o curso “Liderança e gestão das Instituições Salesianas de Ensino Superior (IUS)”, voltado para a alta gestão de universidades, faculdades e centros universitários da América. Estão inscritos representantes do Brasil, Chile, Equador, Bolívia, El Salvador e Espanha. Com uma intensa programação, o evento segue até dia 18, com atividades nos três períodos.

A primeira edição da formação aconteceu em 2018, com uma etapa em Campo Grande e outra em Quito (Equador). Dessa vez, as duas etapas foram condensadas em um único curso e deve abranger quem assumiu cargos de direção nos últimos quatro anos.

Para o coordenador geral das IUS, Pe. Oscar Lozano, o evento é fundamental para o futuro das instituições salesianas. “A importância do evento é a mesma que temos para o futuro concreto das IUS, para o mundo das instituições superiores. Estamos apontando caminhos com o objetivo de formar os novos gestores das instituições que regerão, organizarão, projetarão as IUS nos próximos anos. Portanto, não é apenas um curso, mas uma aposta para que as instituições tenham um futuro sólido”.

“As IUS na América são um ponto de referência. Atualmente, temos 95 instituições de ensino superior em todo o mundo, com realidades diversas. Enquanto universidades, são 12 no mundo, das quais dez estão na América. Portanto, o continente é um ponto forte de referência da Rede IUS. Em geral, já chegaram a um ponto de mais claridade da visão e missão salesiana de trabalho, com uma consolidação de seus processos institucionais. Temos cerca de 120 mil estudantes, com um dinamismo muito interessante, com redes acadêmicas, cursos, formações que estão acontecendo, com uma força e uma presença cada vez maior”, ponderou Pe. Lozano.

Programação

Na segunda-feira, haverá missa a partir das 8h, seguida de abertura oficial, às 9h. A Pró-Reitora de Graduação e Extensão da UCDB, professora Rubia Renata Marques fará as duas primeiras sessões, com os temas “Contexto Global e educação superior” e “Modelos institucionais de educação superior”. Após o almoço, Pe. Andrea Bozzolo, Reitor da Pontifícia Universidade Salesiana em Roma, aborda, de maneira on-line, “Identidade e missão da universidade católica”. A quarta sessão do dia será com o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, que relatará a experiência com o tema “Histórias e vivências na gestão da Universidade Católica Dom Bosco”.

Ir. Paulo Fossati, da Unilassale, abre o segundo dia de atividades com a sessão sobre “Funções chaves na gestão da educação superior, seguido de discussões em grupo. À tarde, o grupo recebe Frei Gilberto Garcia, da Anec Brasil, para debater sobre “O projeto institucional na educação superior: identidade e coerência”. A experiência será comandada por Pe. Oscar Lozano, que abordará “Planificação institucional das IUS”.

“O Sistema Preventivo na Educação Superior Salesiana” é o tema que abre a quarta-feira e será abordado por Pe. Michal Vojtáš, sdb (UPS, Itália). No período da tarde, o salesiano também estará à frente das discussões, dessa vez com o tema “Liderança salesiana dos gestores universitários. Os professores da universidade Blanca Martins Salvago, Luciana Martinelli e Marcos Alves conduzem a troca de experiência que fecha o dia, com o tema “Conecta Vidas UCDB”.

Pe. Rafael Bejarano, coordenador geral das obras e serviços sociais, assim como os voluntários sociais de toda a Congregação Salesiana, será o facilitador da primeira sessão de quinta-feira, em conferência on-line. O tema é “A comunidade acadêmica como sujeito da missão salesiana nas IUS e a centralidade dos jovens, especialmente os mais pobres”. No período da tarde, o grupo realiza um tour pela UCDB, Museu das Culturas Dom Bosco e Bioparque Pantanal.

“Processo histórico e atual das IUS” é o tema que terá como facilitadores os salesianos Pe. Oscar Lozano e Ir. Mario Olmos. É Pe. Lozano quem conduz, também, a sessão do período da tarde sobre “A pastoral nas IUS”, seguido da experiência apresentada pelo Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários da UCDB, Pe. Idenilson Lemes da Conceição, com o tema “Prática Pastoral UCDB”.

O sábado também será de trabalho para o grupo. O tema “Processos estratégicos e ferramentas na gestão universitária” será dividido em duas partes, com participação dos professores Dr. Genésio Zeferino (Unileste) e Dr. Oswaldo Ribeiro da Silva (UCDB). A vice-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila Ítavo, encerra as experiências com o tema “Práticas de gestão universitária de qualidade na UFMS”.

No domingo, a partir das 8h, os participantes fazem um balanço das atividades, recebem os certificados e participam da missa e confraternização.

Silvia Tada

Assessoria de Comunicação – UCDB

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS