Início Escola Colégio Salesiano Santo Antônio inicia ano letivo com celebração a Dom Bosco...

Colégio Salesiano Santo Antônio inicia ano letivo com celebração a Dom Bosco e Jornada Pedagógica

243
0
Alunos do Colégio Salesiano Santo Antônio celebraram com entusiasmo a festa de São João Bosco em Cuiabá. Foto: Divulgação CSSA

Na quinta-feira (25/01), os educadores do Colégio Salesiano Santo Antônio deram início à Jornada Pedagógica de 2024. O evento contou com a apresentação dos novos membros da comunidade religiosa salesiana, incluindo o Diretor do colégio, Ir. Rafael Caldato Stivanelli, sdb, e o Tirocinante Roberto Brito dos Santos, sdb, responsável pela Pastoral salesiana.

Estreia e Homenagem a Dom Bosco

A abertura teve as boas-vindas do Ir. Rafael, que destacou a importância do comprometimento dos educadores com a proposta educativa de Dom Bosco. O tirocinante  Roberto Brito apresentou a Estreia de 2024, intitulada “O sonho que te faz sonhar”, proporcionando momentos de reflexão sobre a vida de São João bosco, Pai e Mestre da Juventude. A exposição contou com apresentações musicais envolvendo educadores e ex-alunos, consolidando três dias de formação pedagógica.

Início do semestre letivo e recepção especial

Já na segunda-feira (29/01), começaram as aulas do primeiro semestre letivo no Colégio Salesiano Santo Antônio. A pastoral conduziu uma animação e oração inicial, recebendo os alunos com uma visita especial de uma educadora caracterizada como Nossa Senhora Auxiliadora. O gesto simbolizou a tradição ensinada por Dom Bosco de que todos que chegam à casa salesiana são conduzidos pelas mãos de Maria.

Solenidade em Honra a Dom Bosco

A solenidade de Dom Bosco teve uma animada celebração com os alunos. P. Marcelo de Almeida Fujimura celebrou a Santa Missa solene na quadra da escola. Os grupos de pastoral fizeram a animação da cerimônia. Na homilia, P. Marcelo destacou Dom Bosco como o Bom Pastor que incansavelmente busca as ovelhas perdidas.

A celebração também marcou os 60 anos de Vida Religiosa Salesiana do Ir. Manoel Ferreira de Lima, sdb, com uma ênfase especial em sua “assistência-presença” entre os alunos. A celebração culminou com a benção dos alunos, utilizando a relíquia de primeiro grau da carne de Dom Bosco, e o eco do canto “Vem Dom Bosco sonhador, vem conosco caminhar” ressoando nos corações dos jovens.

Com a colaboração: T. Roberto Brito dos Santos, SDB