Início Escola Colégio Salesiano Dom Bosco promove interação de alunos com a comunidade em...

Colégio Salesiano Dom Bosco promove interação de alunos com a comunidade em projetos educativos em Três Lagoas

Dia do meio ambiente e aniversário de 108 anos de Três Lagoas foram os motivos para os projetos abraçados pelos alunos do CSDB

93
0
Alunos do CSDB prestigiam o Dia D do meio ambiente, na Lagoa Maior, em Três Lagoas. Foto: Reprodução Facebook

Os alunos do ensino Fundamental do Colégio Salesiano Dom Bosco de Três Lagoas (MS) tiveram a oportunidade de se envolver ativamente com a comunidade local por meio de projetos educativos nas últimas semanas. Os alunos do 8º e 9º ano participaram do “Dia D” do meio ambiente na Lagoa Maior, projeto do poder público municipal.

A iniciativa foi organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) e contou com a participação de diversos parceiros comprometidos com a causa ambiental. As tendas educativas montadas no local apresentaram os trabalhos realizados pelo município, como o biodigestor, horta hidropônica e a distribuição de mudas cultivadas no Viveiro Municipal.

A presença da Polícia Militar Ambiental foi destacada durante o evento, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer animais silvestres taxidermizados encontrados na região, além de disponibilizar materiais educativos. A CooperaMS demonstrou como criar abelhas sem ferrão em caixas, incentivando a reprodução e a produção de mel.

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) esteve presente divulgando seus cursos gratuitos e distribuindo brindes, ao mesmo tempo que explicou sua política ambiental. As Protetoras Três Lagoas contribuíram para o evento, realizando o cadastro de pessoas interessadas em adotar animais de estimação e fornecendo informações sobre posse responsável.

A turma de geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) expôs sementes crioulas de alimentos produzidos na região, enfatizando a importância da preservação da biodiversidade local. Outros parceiros, como a Financial Ambiental, a Cooperativa Arara Azul e a Empresa Metalfrio, também marcaram presença no evento, enriquecendo a programação e oferecendo informações valiosas sobre sustentabilidade.

Os alunos do colégio salesiano participaram ativamente das demonstrações e se inteiraram de todo o trabalho de conscientização ambiental.

Enquanto isso, os alunos dos anos iniciais do Colégio Salesiano Dom Bosco aproveitaram as comemorações dos 108 anos de Três Lagoas, celebrados em 15 de junho, para realizar um passeio pelos principais monumentos históricos da cidade. No entanto, devido ao mau tempo, o passeio precisou ser adiado por uma semana e ocorreu na última segunda-feira, dia 19 de junho.

Durante o passeio, as crianças visitaram diversos pontos emblemáticos de Três Lagoas, como o Corpo de Bombeiros, a Lagoa Maior, a Praça Ramez Tebet, o Relógio Central, a Igreja de Santo Antônio, a Feira Central, o Monumento Japonês, a Praça do Obelisco, o Cristo, a Praça João Fernando de Oliveira (Alvorada), o Exército e a Igreja Matriz. Essa experiência proporcionou aos alunos uma imersão na história e cultura da cidade, complementando seu aprendizado dentro e fora das salas de aula. O Colégio Salesiano Dom Bosco se orgulha de promover projetos educativos que estimulam a participação ativa dos alunos na comunidade, proporcionando um aprendizado significativo e despertando sua consciência em relação à preservação ambiental e ao valor do patrimônio cultural local.