Início Comunicação Social Cidade Dom Bosco tem festa de encerramento das atividades do mês de...

Cidade Dom Bosco tem festa de encerramento das atividades do mês de agosto

44
0

A terça-feira (31/08) marcou o encerramento do mês dedicado a São João Bosco na Cidade Dom Bosco em Corumbá (MS). Foram atividades intensas e que envolveram todos os setores da Presença Salesiana, desde formações até encontros e oratórios.

Como encerramento das atividades do mês, as crianças tiveram uma apresentação cultural do Grupo Vivart, com malabares e acrobacias. E os adolescentes, tiveram uma contação de história, produzida pela Professora Melina Melgar, baseada no carisma salesiano.

Agradecemos a toda Equipe de Educadores da Cidade Dom Bosco pelo empenho em todas as ações e também aos nossos atendidos, que participaram de todas as atividades propostas.

Durante o mês de agosto, duas atividades tiveram parceria com a Prefeitura Municipal de Corumbá. A primeira ocorreu no dia 05, que é a Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, os educandos puderam apresentar sugestões através de avaliações, discussões e rodas de conversas, para uma sociedade mais justa e onde os direitos e deveres dos cidadãos sejam cumpridos. A outra, realizada no dia 09, foi a formação sobre o “Agosto Lilás”, que visa alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando a denúncia.

No ‘Programa Adoção à Distância’, ocorreu no dia 18 a reunião dos pais e responsáveis dos ‘Afilhados’ da Eslovênia e Itália. O objetivo da reunião era não só contar a história do programa, como também repassar as informações de interesse aos pais dos afilhados. Atualmente, o foco é o apadrinhamento dentro da presença Salesiana. O atendido passa por um acompanhamento a partir dos 6 anos até os 18 anos, pelos padrinhos e madrinhas da Espanha, Eslovênia e Itália.

Já no Programa Adolescentes Aprendizes, foram recebidos os 24 novos atendidos do setor. Foram divididos em duas turmas e cada um deles está contratado em empresas parceiras de Corumbá e Ladário. Além da acolhida, ocorreram formações entre 16 e 31 de agosto, com a presença de enfermeiros da ESF-Ênio Cunha II, do Bairro Cervejaria e acadêmicos de medicina da Unicesumar, promovendo conscientização e formação humana.

E, no Programa Crianças e Adolescentes Felizes, o tema abordado durante todo o mês foi sobre os sonhos de Dom Bosco, que era trabalhado nas oficinas. A culminância delas era no Oratório nas sextas-feiras, trazendo não só diversão como também espiritualidade e entendimento da vida do Pai e Mestre dos Jovens. Além disso, os educandos escreveram cartas sobre o que esperam do futuro, colocaram em uma cápsula e enterraram nas dependências da Cidade Dom Bosco, com a retirada marcada para o ano de 2026. Outra atividade prática, foi a plantação de Ipês, reforçando a importância e cuidado ao meio ambiente.

Todas as atividades propostas durante o mês de agosto, foram realizadas em rede entre os setores, com o apoio do Diretor Geral da Cidade Dom Bosco, Padre Eduardo Moura.

ROMÁRIO CORRÊA RAMOS

Setor de Comunicação da Cidade Dom Bosco
Corumbá – MS