Início Comunicação Social Colégio São Gonçalo comemora 127 anos de presença em Cuiabá (MT)

Colégio São Gonçalo comemora 127 anos de presença em Cuiabá (MT)

136
0

Nesta quarta-feira (01/09) o Colégio Salesiano São Gonçalo (CSSG) comemora os 127 anos da instituição na capital mato-grossense. A programação especial realizada na quadra esportiva da escola percorreu toda a história de educação e evangelização da unidade de ensino. Entre as atrações esteve também a apresentação do grupo folclórico Flor Ribeirinha e a presença da Banda da Polícia Militar de Mato Grosso.

Na ocasião, também foi feito o lançamento dos novos livros de autoria do P. Afonso de Castro, com apoio da Missão Salesiana de Mato Grosso, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e do Colégio Salesiano São Gonçalo. A obra “História do Colégio Salesiano São Gonçalo”, em dois volumes, conta a trajetória do colégio desde o seu surgimento até os dias atuais.

A supervisora pedagógica Derli Silva, que trabalha no Colégio São Gonçalo desde 1984, destaca  a importância da celebração para manter sempre vivo o espírito salesiano, que construiu uma história a partir de ensinamentos com uma didática que sempre priorizou a prática educativa, mas também os valores da razão, da religião e do carinho. “É algo muito significativo para mim e para os salesianos que vieram trazer para Mato Grosso uma obra, um fundamento de evangelização e educação e, a partir disso, os salesianos também adotaram a cultura mato-grossense”, afirmou.

“Foram muitos irmãos salesianos que fizeram esse trabalho acontecer e milhares de pessoas passaram por aqui e hoje são portadoras da educação salesiana. O legado que o colégio tem deixado à sociedade é muita educação didática e cristã. Os alunos cidadãos hoje estão cumprindo seu papel na sociedade, seja como políticos, nas empresas, estão levando a educação, a religião e o amor sempre com eles, coisas que aprenderam aqui”, ainda pondera.

Na cerimônia, o governador do Estado de Mato Grosso foi representado pelo Secretário Estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves. Também esteve presente o Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. Ricardo Carlos, além dos ex-diretores da escola, P. Giulio Boffi e P. Marcelo Fujimura, e do diretor do Colégio Salesiano Santo Antônio P. João Marcos Araújo Ramos.

O diretor do Colégio São Gonçalo, P. Hermenegildo Conceição Silva acolheu aos presentes e apresentou os volumes da “História do Colégio Salesiano São Gonçalo” destacando a importância do trabalho dos salesianos em Cuiabá. “Foram quase dois anos de trabalho do P. Afonso de Castro, com empenho e dedicação para construir em palavras esta história que muitos de nós vivemos e ainda estamos vivendo. Há 127 anos estamos aqui fazendo parte dessa história de Cuiabá e quiçá também do Estado de Mato Grosso”, finalizou.

O inspetor salesiano, P. Ricardo Carlos, lembrou a alegria desta festa pelos 127 anos da presença salesiana em Cuiabá através do Colégio São Gonçalo. “Começamos a jornada em uma terra abençoada para cumprir com a missão que nos foi confiada: Promover a educação e a evangelização dos nossos jovens. Nos passos de Dom Bosco, vislumbramos e rememoramos as boas obras de Dom Lasagna, que para bem acolher os jovens desta região, estabeleceu aqui primeiramente um Oratório Salesiano. Assim como Dom Bosco, hoje, nós salesianos estamos aqui para vocês e para vocês (jovens), cumprindo a missão que ele nos ensinou”, destacou.

 

Euclides Fernandes

DRT/MS

Com informações: Página do Estado