Início Ação Social Cidade Dom Bosco promove colônia de férias para crianças e adolescentes

Cidade Dom Bosco promove colônia de férias para crianças e adolescentes

70
0
Adolescentes participam da Colônia de Férias na Cidade Dom Bosco em Corumbá. Foto: Divulgação.

A Cidade Dom Bosco está promovendo duas colônias de férias neste mês de julho em Corumbá, proporcionando momentos de diversão, aprendizado e interação para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Datas — A primeira colônia de férias, destinada a adolescentes com idades entre 12 e 18 anos, teve início na segunda-feira (17/07) e seguirá até a próxima sexta-feira (21/07). Já a segunda colônia, voltada para crianças de 6 a 12 anos, está programada para ocorrer entre os dias 24 e 28 de julho.

Com o tema “Garantia do direito à convivência familiar e comunitária”, inspirado no artigo 19 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a Cidade Dom Bosco busca destacar a importância das relações familiares e comunitárias para o desenvolvimento saudável dos jovens. Fernando Melgar, coordenador da instituição, ressalta a relevância desse tema: “Sabemos que as convivências familiar e comunitária são imprescindíveis para um crescimento saudável e, por isso, queremos fomentar o tema. É importante que crianças e adolescentes tenham ambientes saudáveis para se desenvolverem e a colônia de férias da Cidade Dom Bosco se propõe a ser um espaço de diversão, aprendizagem e trocas”.

A colônia de férias da Cidade Dom Bosco é um evento tradicional e aguardado anualmente pelos jovens atendidos pela instituição. Ela oferece uma oportunidade para que crianças e adolescentes participem de diversas atividades recreativas e pedagógicas, incentivando a interação entre eles, o trabalho em equipe e o protagonismo.

A instituição — Fundada com o objetivo de atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, a Cidade Dom Bosco estende suas ações ao grupo familiar de seu público-alvo em Corumbá. Atualmente, a organização desenvolve três programas sociais: o Programa Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF), o Programa Adoção a Distância e o Programa Adolescente Aprendiz.

Os programas da Cidade Dom Bosco visam prevenir situações de risco, adquirindo e desenvolvendo habilidades, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários por meio de oficinas de geração de renda, atividades culturais, esportivas, de lazer e inserção no mercado de trabalho, além do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Salesiana — A instituição segue a pedagogia de Dom Bosco e os valores cristãos, buscando respeitar as individualidades de todos que participam de suas atividades. A colônia de férias é uma das iniciativas que contribuem significativamente para a promoção do bem-estar e desenvolvimento integral das crianças e adolescentes atendidos pela organização.

Durante a colônia de férias deste ano, a atmosfera é de alegria e entusiasmo, com os participantes engajados em atividades esportivas, jogos de quadra e outras atividades que promovem a interação e o estímulo mútuo para superar desafios. Os adolescentes do PCAF e Adoção a Distância têm demonstrado uma participação empolgante, aproveitando cada momento e consolidando laços de amizade.

Com o sucesso dessa iniciativa, a Cidade Dom Bosco reforça seu compromisso em oferecer espaços seguros e enriquecedores para a formação de crianças e adolescentes, contribuindo para um futuro promissor e cheio de oportunidades.