Início Ação Social Atividades do Projeto PIBUIWENA ARTE XAVANTE iniciam no Centro Juvenil Salesiano de...

Atividades do Projeto PIBUIWENA ARTE XAVANTE iniciam no Centro Juvenil Salesiano de Poxoréu

238
0
Centro Juvenil Salesiano recebe indígenas para o Projeto Pibuiwena Arte Xavante. Foto: Divulgação Centro Juvenil

No último sábado (24/02) começaram no Centro Juvenil São João Batista, em Poxoréu, MT, as atividades do Projeto PIBUIWENA ARTE XAVANTE. O objetivo principal da iniciativa é promover a produção de artesanato indígena entre famílias que residem na área urbana da cidade. Outro propósito do projeto é contribuir para a melhoria das rendas financeiras dessa população.

Além disso, o projeto busca capacitar os indígenas locais sobre temas como Educação Financeira, Precificação do Artesanato, Relacionamento Interpessoal e Atendimento ao Público. A conclusão no projeto terá direito a certificado de participação. Essa capacitação acontece por meio de rodas de conversa. O projeto e suas atividades terão divulgação por meio das redes sociais, demais meios de comunicação e registros fotográficos, filmagens, vídeo institucional e depoimentos dos participantes.

Valorizando a cultura local, o Projeto PIBUIWENA ARTE XAVANTE também prevê uma apresentação cultural tradicional no dia da culminância. Para viabilizar suas ações, a organização reservou recursos para confecção de camisetas e etiquetas personalizadas, embalagens, material de consumo para as oficinas. Também há recursos para contratação de serviços de mídia para registro e divulgação das atividades. Os participantes também receberão lanche nos dias das oficinas.

A iniciativa conta com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da emenda do ex-deputado Xuxu dal Molin, e da SECEL – Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso.