Início Escola Alunos do Colégio Salesiano Santa Maria compartilham “Pão de Santo Antônio”

Alunos do Colégio Salesiano Santa Maria compartilham “Pão de Santo Antônio”

149
0
P. Sandro distribui "pão de Santo Antônio" para os alunos do Colégio Santa Maria. Foto: Reprodução Facebook

O dia da celebração da Festa Litúrgica de Santo Antônio de Pádua no Colégio Salesiano Santa Maria de Cáceres (MT) reviveu uma tradição católica: a distribuição do “Pão de Santo Antônio”. O diretor do colégio e da presença salesiana, P. Sandro Giancola fez a bênção tradicional nas Comunidades da Paróquia Santíssima Trindade e, nesta terça-feira (13/06) abençoou os pãezinhos para os alunos, professores e corpo técnico da escola. O alimento foi compartilhado com muita alegria por todos os que receberam o pãozinho.

A tradição do “Pão de Santo Antônio” associa a intercessão do Santo com a fartura familiar devido a uma antiga tradição popular que ensina que ao se receber e consumir o pão abençoado, a família terá garantida a fartura de alimentos e prosperidade em geral.

Essa tradição está ligada ao fato de que Santo Antônio, além de ser considerado o santo casamenteiro, é também venerado como o padroeiro dos pobres e protetor das famílias. A tradição diz que ao se distribuir o “Pão de Santo Antônio” durante as festividades em sua honra, o santo abençoará não apenas a vida amorosa, mas também a vida familiar e as necessidades materiais.

Acredita-se que ao receber e consumir o pão, a família terá seus alimentos multiplicados e não passará por necessidades. Essa associação com a fartura familiar pode estar relacionada à generosidade de Santo Antônio e à sua fama de milagreiro, capaz de interceder nas dificuldades cotidianas das pessoas.